Em edição especial publicada em 2019, os Anais da Academia Brasileira de Ciências (ABC) lançaram uma série de artigos gerados a partir de debates realizados durante o Simpósio Bilateral Brasil-França sobre Biodiversidade.

O evento aconteceu entre 5 e 8 de junho de 2018, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, e proporcionou a apresentação de uma visão integrada dos estudos sobre diversidade biológica realizados no Brasil, na França e em outros países da América Latina.

Em nota editorial, o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e Jean-François Bach, da Academia Francesa de Ciências, relatam que, durante o evento, foram apontados importantes desafios para o futuro das regiões naturais ao redor do mundo e as relações entre os dois países e suas comunidades científicas saíram fortalecidas.

“Esperamos que este simpósio lance um novo capítulo na colaboração entre cientistas franceses e brasileiros, permitindo que nossos jovens estudantes interajam e sejam treinados em um nível mais profundo. Os esforços científicos sempre lucram com os esforços de cooperação entre diferentes países”, afirmam os representantes das academias.

 Em junho de 2018, a ABC lançou um boletim especial, apenas com matérias sobre o evento. Para conferir, clique aqui.

E para ler a edição especial dos Anais da ABC, acesse este link.