Cientistas, técnicos e pesquisadores se reuniram mais uma vez, no dia 29 de outubro, em Recife, Pernambuco, para propor ações de combate aos impactos do vazamento de óleo no litoral do Nordeste. O objetivo do encontro foi aprofundar as estratégias discutidas na reunião do dia 23 de outubro, proposta pela ABC, também ocorrida em Recife.

Dessa vez, a reunião foi promovida pela ABC, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Planejamento e Gestão (Seplag) de Pernambuco.

Participaram os secretários de ciência, tecnologia e meio ambiente, os presidentes das fundações de amparo à pesquisa dos estados nordestinos e ainda Paulo Câmara (PSB-PE), governador de Pernambuco. A ABC foi representada por seu vice-presidente da Regional Nordeste & Espírito Santo, Jailson Andrade, e também pelo Acadêmico Anderson Gomes.

Foram tratados como eixos principais para a pesquisa científica a origem do vazamento, a análise de impacto, a remediação e destino do óleo coletado, sistemas de contenção, formação de recursos humanos para pesquisa, além de temas como educação ambiental e divulgação científica.

Gomes destacou, entre os resultados do encontro, as propostas de utilização do navio Vital de Oliveira para monitoramento imediato da costa do Nordeste, a retomada do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) e a criação de uma rede de pesquisa nordestina, incluindo um observatório tecnológico.

“Ainda há a necessidade de uma coordenação mais efetiva das ações técnico-científicos nos estados, daí que a organização de uma rede de pesquisa e observatório seria de fato muito importante”, explicou o Acadêmico.