Farmacêutico, o novo membro afiliado da Regional Sul da ABC 2019-2023 Eduardo Rigon Zimmer deu continuidade ao sonho do pai, empresário do ramo farmacêutico, assim como seus outros três irmãos, todos graduados na área. Hoje, aos 34 anos, tem praticado esta ciência familiar na pesquisa sobre a doença de Alzheimer.

Nascido em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, Eduardo conta que teve uma infância típica do interior gaúcho. Brincava na rua com os vizinhos, “em uma época anterior à era digital”. Na escola, gostava de estudar as ciências biológicas e áreas correlatas.

Por questões financeiras, seu pai teve a carreira acadêmica interrompida na década de 70 e, portanto, sempre incentivou os filhos a estudar. Para Eduardo, essa influência combinada com a de professores o ajudaram a ter certeza de que queria ser cientista.

Em 2005, ingressou na graduação em farmácia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi ainda nesse período que passou a se interessar pela área que seguiria no mestrado, doutorado e pós-doutorado na UFRGS: a bioquímica.

O pesquisador lembra, com bom humor, que após reprovar na disciplina de Bioquímica I do curso de farmácia, logo se envolveu em monitorias e na iniciação científica do Departamento de Bioquímica.

Durante sua formação na UFRGS, no doutorado Zimmer fez um período sanduíche na McGill University, no Canadá. Tanto no mestrado quanto no doutorado, foi orientado pelo professor Luiz Valmor Cruz Portela. Mas, ele reforça que além do professor Portela, foram fundamentais os aconselhamentos científicos e pessoais do Acadêmico Diogo Onofre Souza e do professor Pedro Rosa-Neto.

Professor adjunto na UFRGS e pesquisador associado do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Inscer/PUC RS), Zimmer pesquisa a doença de Alzheimer em sua fase assintomática – antes dos sintomas aparecerem. Seu grupo de estudos desenvolve técnicas inovadoras de diagnóstico com metodologias de imagem, além de novos medicamentos.

Encantado pelo poder da ciência de gerar desenvolvimento e formar recursos humanos qualificados, agora, como membro afiliado da ABC, Eduardo Zimmer deseja potencializar esses aspectos, ajudando no desenvolvimento científico e tecnológico do país.