Nascido na cidade de São Luiz Gonzaga, na região de Missões, no Rio Grande do Sul, o interesse de Bruno Hochhegger pela ciência foi despertado pelo avô, um imigrante europeu que sempre valorizou a educação. Hoje, aos 37 anos, o novo membro afiliado da Regional Sul da ABC 2019-2023 dedica seus estudos à melhoria dos diagnósticos médicos, por meio de exames de imagem.

Graduado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Bruno realizou o mestrado em medicina (radiologia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o doutorado em ciências pneumológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Entre a graduação e o mestrado, em 2009, o cientista concluiu a residência médica na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e uma especialização em ressonância magnética de tórax, na Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Entre 2011 e 2012, Bruno ainda realizou um estágio de pós-doutorado na UFRJ.

Sobre sua formação, o afiliado destaca três nomes fundamentais: os professores Klaus Irion; Edson Marchiori, seu orientador no mestrado; e Nelson Porto, que Bruno afirma ser uma “mente brilhante” e o melhor médico que já conheceu.

Atualmente, Bruno Hochhegger acumula as funções de professor na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), professor adjunto na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC RS) e coordenador médico do Centro de Imagem do Hospital São Lucas e do Centro de Imagem Molecular do Instituto do Cérebro (Inscer), ambos da PUC RS.

Além disso, como médico atua ainda na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e no Inscer. Na pesquisa, Hochhegger tem se ocupado da radiologia, com interesse especial sobre as patologias torácicas. E é por meio de todas essas atividades que o novo afiliado da ABC exerce a sua ciência que, para ele, oferece “um pouco mais de certeza em um mundo cada vez menos previsível”.