O INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) lança um novo ambiente virtual para divulgação de suas ações, atividades e publicações. O site oficial do INCT-CPCT já está no ar e reúne informações sobre os projetos, instituições e pesquisadores que compõem a rede de pesquisa do Instituto, bem como disponibiliza o acesso à produção bibliográfica e multimidiática resultante de seus estudos. Para visitar o site, basta acessar o endereço www.inct-cpct.ufpa.br.

Concebido pela equipe de pesquisadores do INCT-CPCT, o site está dividido em sete abas, sendo elas: (i) a Home, (ii) Conheça o INCT, (iii) Projetos, (iv) Produções, (v) Notícias, (vi) Eventos e (vii) Contatos, em um fluxo de informação que tem o objetivo de apresentar, ao público, a natureza e funcionamento do Instituto. Por exemplo, na segunda aba, o usuário pode conhecer os objetivos, metas e linhas de pesquisa do INCT-CPCT, bem como os seus integrantes e respectivas instituições. Ainda nesta aba, o público tem acesso ao manual de marca do instituto e a seu logotipo em diferentes formatos.

Os projetos de pesquisa, ensino e extensão do INCT-CPCT, em andamento ou concluídos, estão descritos por linha de pesquisa na aba de Projetos, permitindo acompanhar a diversidade e campos de atuação dos pesquisadores. A produção bibliográfica de artigos em periódicos, livros, capítulos de livro e artigos em anais de evento estão na aba de Produções, que também disponibiliza os materiais multimidiáticos produzidos em atividades de divulgação científica do Instituto, como redes sociais, fotografias, áudios e vídeos.

O site será atualizado periodicamente com as notícias e informações sobre os eventos produzidos pelo INCT-CPCT, bem como disponibilizará todas as produções resultantes da pesquisa desenvolvida em rede. Dessa forma, o site se configura como mais um dos espaços de divulgação científica e interação do Instituto com a sociedade, juntamente com sua página no Facebook e e-mails para contato (inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com).

Sobre o INCT-CPCT

O INCT-CPCT é uma rede de grupos de pesquisa nacionais e internacionais, com o objetivo de realizar estudos de alto impacto e gerar novos conhecimentos na área de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. O Instituto foi aprovado em 2016, na Chamada INCT nº 16/2014, pelo então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP), iniciando suas atividades em 2017.

Contando com a atuação de mais de 100 pesquisadores, oriundos de 25 universidades e instituições científicas brasileiras e internacionais, o INCT-CPCT investiga, desenvolve, aplica e testa um conjunto de metodologias, instrumentos e ações, relacionadas com a divulgação científica, que contribuam para a melhoria das atividades de popularização de Ciência e Tecnologia (C&T) e de educação científica, fornecendo subsídios para o aprimoramento de políticas públicas no setor e promovendo a formação e qualificação de pessoas capacitadas para atuar em pesquisa e atividades da área. A coordenação é da Profa. Dra. Luisa Medeiros Massarani (Fiocruz) e a vice-coordenação do Prof. Dr. Ildeu Castro Moreira (UFRJ).