Falling Walls Conference. Berlin, 09.11.2018. Copyright: Thomas Koehler/ photothek/ Falling Walls

O Falling Walls Lab abre as portas para quem tem uma ideia com potencial transformador e quer compartilhá-la com líderes globais da ciência, negócios, política, arte e sociedade. O concurso contará, este ano, com duas etapas brasileiras, promovidas pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo): uma em Fortaleza, no dia 20 de setembro, e a outra em Belo Horizonte, no dia 23 de setembro.

Estudantes, pesquisadores, profissionais e empreendedores dos diversos campos do conhecimento e atuação têm até 31 de julho para se inscrever nas etapas classificatórias no Brasil do Falling Walls Lab. Para participar, basta ter uma ideia, uma pesquisa, uma proposta de inovação ou um projeto de empreendedorismo, com potencial de relevante transformação, submetendo on-line https://www.falling-walls.com/lab/apply (opções South America – Belo Horizonte ou Fortaleza).

Os vencedores das etapas brasileiras ganharão uma viagem para concorrer na etapa mundial do concurso e participar da Falling Walls Conference, que acontecem em Berlim, na Alemanha, nos dias 8 e 9 de novembro, respectivamente. O programa de viagem será complementado com outras atividades, como visitas a instituições de pesquisa.

Como será a apresentação?

Dentre os inscritos, 15 a 20 serão selecionados para cada etapa nacional (Fortaleza e Belo Horizonte). Cada candidato terá três minutos para fazer sua apresentação, em inglês, mostrando a relevância e o poder de transformação de sua proposta para um júri composto por especialistas da academia, da imprensa e do ecossistema de inovação – formato que se repetirá na etapa mundial do concurso.

Benefícios da competição

O candidato classificado em cada etapa brasileira irá defender sua ideia entre 100 concorrentes na etapa mundial, em Berlim, no dia 8 de novembro. Se ficar entre os três primeiros colocados, terá a oportunidade de apresentar sua proposta na Falling Walls Conference – evento que acontece no dia seguinte, também na capital alemã.

Independentemente do resultado, os classificados de cada etapa brasileira terão a oportunidade de assistir à conferência. Cientistas de renome internacional irão ministrar palestras sobre pesquisas de ponta para uma plateia composta por lideranças globais da ciência, negócios, política, arte e sociedade.

Além do concurso e da conferência, os vencedores brasileiros participarão, na Alemanha, de atividades para conhecer centros de pesquisa e empreendedorismo, organizadas pela Research in Germany – uma iniciativa do Ministério da Educação e Pesquisa (BMBF) que visa promover a internacionalização das instituições alemãs de ensino e pesquisa. Parceira do FWL, a EURAXESS Brazil oferecerá um prêmio adicional aos vencedores das etapas brasileiras, subsidiando o prosseguimento da viagem a outro destino na União Europeia para visitar ao menos mais um centro de pesquisas ou inovação na comunidade.

Tem ajuda de custo para participar da etapa nacional?

Se o candidato não mora na região de Belo Horizonte, o mesmo poderá solicitar ajuda de custo para transporte e hospedagem para participar desta etapa. A solicitação deverá ser feita após ser informado de ter sido selecionado para esta etapa. Os casos e os valores serão analisados individualmente. Não há previsão de ajuda de custo para a etapa de Fortaleza.

As despesas para etapa mundial

O DWIH São Paulo custeará passagens aéreas, transfers e hospedagem em Berlim. Seguro de viagem não incluído, bem como alimentação individual, fora dos eventos programados.

Os critérios para participação estão disponíveis em https://www.falling-walls.com/lab/faq/faq1.

 

Falling Walls Lab Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, o concurso está sendo promovido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo), em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), EURAXESS Brazil, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) do Estado de Minas Gerais, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a editora científica Springer Nature.

Inscrições até 31 de julho pelo link: https://www.falling-walls.com/lab/apply (opção South America – Belo Horizonte)

Veja aqui o folder do Falling Walls Lab Belo Horizonte

Para acompanhar as novidades no Facebook: https://www.facebook.com/FallingWallsLabBH

 

Falling Walls Lab Fortaleza

Em Fortaleza, o concurso está sendo organizado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em conjunto com o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), EURAXESS Brazil, a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Ceará (CCIBAC) e a Casa de Cultura Alemã (CCA).

Inscrições até 31 de julho pelo link: https://www.falling-walls.com/lab/apply (opção South America – Fortaleza)

Veja aqui o folder do Falling Walls Lab Fortaleza

 

Sobre a Falling Walls Foundation

O concurso e a conferência são uma iniciativa da Falling Walls Foundation, instituição alemã sem fins lucrativos que promove discussões sobre pesquisa e inovação, divulgando as descobertas científicas mais recentes para um público amplo de todas os segmentos da sociedade. Criada no 20º aniversário da queda do muro de Berlim, a Falling Walls Foundation é uma plataforma internacional para líderes. Inspirada por este acontecimento histórico, a questão central de cada encontro promovido pela fundação é: Quais serão os próximos muros (da ciência e tecnologia) a cair e transformar o mundo? A fundação é apoiada pelo Ministério Alemão para Educação e Pesquisa (BMBF), pela Fundação Robert Bosch, pela Associação Helmholtz, pelo Senado de Berlim e por várias instituições acadêmicas, fundações, empresas, organizações não-governamentais e personalidades proeminentes. Mais informações: www.falling-walls.com.