A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), a Academia Mundial de Ciências (Twas, na sigla em inglês) e a InterAcademy Partnership (IAP) promovem a terceira edição do “Workshop sobre política e diplomacia para cientistas: Introdução à práticas de pesquisa responsáveis em ciências químicas e bioquímicas”. O evento acontecerá de 9 a 13 de setembro, na sede da Twas em Trieste, Itália.

O objetivo do workshop é conscientizar jovens cientistas sobre os aspectos políticos e diplomáticos relacionados ao uso de produtos químicos em várias disciplinas científicas, incluindo química, bioquímica, biotecnologia e outros campos relacionados. Em particular, os cientistas serão atualizados a respeito da Convenção sobre Armas Químicas e outros tratados internacionais e instrumentos normativos que regem a transferência e o uso de produtos químicos.

Aspectos relacionados à sustentabilidade, ética e responsabilidade em práticas de pesquisa, bem como normas e padrões de segurança e proteção em ciências, também serão abordados. O objetivo final do evento será aproximar cientistas e formuladores de políticas e promover a adoção de práticas responsáveis ​​e sustentáveis ​​por cientistas em países membros da OPAQ de baixa e média renda.

Processo seletivo

Podem participar do evento aqueles que: têm um PhD em ciências naturais ou engenharia relacionada de uma universidade ou instituição reconhecida; são cidadãos dos estados membros da OPAQ de baixa ou média renda;  tenham trabalhado no campo das ciências químicas ou bioquímicas aplicadas ou ciências afins (pesquisa, setor acadêmico ou indústria) por pelo menos cinco anos; são jovens cientistas no início de sua carreira científica, ou seja, que tenham recebido o seu PhD nos últimos 10 anos e que tenham menos de 40 anos de idade.

O workshop será realizado em inglês. Os participantes devem, portanto, ter um forte domínio do inglês escrito e falado. Cientistas mulheres são especialmente encorajadas a se candidatar.

Serão considerados apenas pedidos aprovados pela Autoridade Nacional ou Representação Permanente do país do candidato para a OPAQ. Para aprovação, os candidatos são aconselhados a dirigir-se à Autoridade Nacional ou à Representação Permanente do seu país. Os contatos estão disponíveis aqui. O formulário de aprovação, juntamente com um curriculum vitae, deve ser enviado durante o processo de registro online.

As inscrições devem ser realizadas até 28 de junho.

Para mais informações sobre o processo seletivo, clique aqui.