Na noite do dia 6 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, mais de 350 pessoas prestigiaram o “100 Mais Influentes da Energia”, que homenageou cem personalidades de vários segmentos do setor energético brasileiro.  A premiação é promovida há três anos pelo Grupo Mídia e pela Revista Full Energy e já é conhecida como o “Oscar da Energia” no Brasil. Subiram ao palco para receber o troféu autoridades públicas, executivos de entidades representativas, pesquisadores e executivos dos maiores players do segmento no país. Foram premiados o Acadêmico Jorge Almeida Guimarães, na categoria Personalidade Pública, e o Acadêmico Antonio José Roque da Silva, na categoria Tecnologia, Pesquisa e Inovação.

No evento foram homenageadas as personalidades que mais se destacaram ao longo do último ano em dez diferentes categorias, como Gestão, Indústria, Eficiência Energética, Geração, Tecnologia e Entidades Setoriais. Para a definição dos premiados, a escolha se iniciou com votação pelo da Revista Full Energy, contou com pesquisa de mercado e foi concluída por análise do Conselho Editorial da revista.

Sobre os Acadêmicos

Diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Acadêmico Jorge Guimarães é doutor em ciências biológicas (biologia molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Já foi presidente da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). Atualmente, exerce as funções de professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de pesquisador do Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde coordena o Laboratório de Bioquímica Farmacológica. Tem experiência na área de Bioquímica e Farmacologia, com ênfase em Química de Proteínas, Enzimologia e Farmacologia Bioquímica e Molecular, atuando principalmente nas áreas de hemostasia e trombose.

Diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o Acadêmico José Roque é doutor em física pela Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos. É diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e do Projeto Sirius, no CNPEM. Atualmente, exerce a função de membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de professor titular na Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa na área da física, com ênfase em física da matéria condensada, física atômica e molecular. Tem interesse especial na área de simulação computacional e cálculos de estrutura eletrônica e propriedades de transporte eletrônico, com foco na área de nanoestruturas.