Entre os dias 3 e 5 de novembro, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, participou do Segundo Fórum Internacional de Ciência para Organizações Científicas Nacionais na Iniciativa do Cinturão e Rota, em Pequim, na China. O evento, que teve como  tema a cooperação em C&T para o Cinturão e Rota e o desenvolvimento sustentável, marcou a inauguração da Aliança das Organizações Científicas Internacionais (Anso, na sigla em inglês) nas Regiões do Cinturão e da Rota. A convite da Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês), a ABC participou pela primeira vez do fórum, como membro fundador da Anso.

A aliança, idealizada após a primeira edição do fórum em 2016, significa um avanço da iniciativa “Um Cinturão, Uma Rota”, criada pelo Presidente chinês Xi Jinping em 2013 a fim de estimular a colaboração em ciência e tecnologia entre a China e os países incorporados pelas rotas.

Os caminhos da iniciativa “Um Cinturão, Uma Rota”, que recriam as rotas terrestres e marítimas da seda para o século XXI. (World Bank Group)

Idealizada pela CAS e mais de 20 academias de ciência e organizações internacionais, a Anso tem como objetivo promover a cooperação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação nas regiões do cinturão e da rota. Dentre as atividades a serem viabilizadas pela aliança, estão a organização de conferências, workshops e fóruns internacionais, a elaboração de estudos estratégicos e relatórios de consulta para aconselhar cientificamente Estados e governantes, e a distribuição de bolsas de estudo, prêmios e medalhas a fim de estimular a pesquisa científica e inovação.

Durante o fórum de inauguração da aliança, ocorreram ainda outras sete sessões paralelas que trataram de variados tópicos como prevenção de desastres naturais, segurança alimentar e questões climáticas. O presidente da ABC, Luiz Davidovich, realizou uma das apresentações de abertura, sobre o tema “Ciência para um Mundo Melhor”.

Davidovich destacou ainda que a educação em ciências é de grande importância para a Anso e diversas iniciativas na área foram apresentadas durante o fórum.

O presidente da ABC, Luiz Davidovich, reunido com o presidente da CAS, Bai Chunli.