O Acadêmico Luiz Travassos celebrou seu aniversário, no dia 26 de setembro, em meio a uma semana de homenagens. Na quarta-feira (26), em que completou 80 anos, o biólogo participou do mini-simpósio “Estudos em biologia molecular e celular sobre 3 doenças mortais nas Américas: criptococose, Doença de Chagas, e câncer”, na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp).

O evento contou com a participação do professor Menashe Bar-Eli (Texas Unviersity) e dos ex-alunos do Acadêmico: os professores Marcio Rodrigues (Fiocruz), Rosana Puccia (EPM-Unifesp), Igor de Almeida (Texas University) e Andrey Dobroff (New Mexico University).

Entre os dias 27 e 29 de setembro, o professor foi homenageado na primeira edição do Simpósio Internacional Mecanismos de Imunopatogênese em Infecção Fúngicas, no Instituto Carlos Chagas da Fiocruz Paraná, em Curitiba.

Reconhecido como um dos principais cientistas em atividade no Brasil e um grande pioneiro na área de pesquisa em infecções fúngicas, Luiz Travassos foi homenageado por um encontro entre palestrantes e participantes para debater o avanço e desafios na área de doenças causadas por fungos. Durante o evento, foi saudado por mais um de seus estudantes, o Acadêmico Isaac Roitman.

Foto: Instituto Carlos Chagas / Fiocruz – Paraná