Comitê Executivo da GYA, membros do Comitê Consultivo e parlamentares alemães reunidos para o evento em Halle, na Alemanha

A Global Young Academy (GYA) promoveu, entre os dias 24 e 27 de setembro, em Halle, na Alemanha, a reunião anual de seu Comitê Executivo. Estiveram presentes também os membros do Comitê Consultivo da GYA, do qual o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, faz parte. Ao longo da conferência, os membros da GYA participaram de um workshop e discutiram questões de governança da organização. Eles também se reuniram com parlamentares alemães, incluindo os representantes de Halle Karamba Diaby e Christoph Bernstiel, bem como membros da Comissão de Educação, Pesquisa e Avaliação Tecnológica em Berlim.

O professor Davidovich declarou que os debates demonstraram o entusiasmo de jovens pesquisadores de diversos países do mundo e permitiram uma troca de informações e pontos-de-vista entre o Comitê Executivo e o Comitê Consultivo, do qual ele faz parte.

Durante o evento, o presidente da ABC comentou sobre a conferência internacional que a ABC realizará em 2019, de 27 a 29 de março, sobre ciência para a erradicação da pobreza e redução da desigualdade, e argumentou como será importante a visão de jovens pesquisadores sobre o tema. “Eles demonstraram grande interesse em ajudar na organização e participar dessa conferência, trazendo experiências de seus países. Comentei também que seria interessante aumentar a participação de jovens pesquisadores brasileiros na GYA”, completou Davidovich.

Sobre a Global Young Academy

A GYA tem como missão empoderar jovens pesquisadores para liderar diálogos internacionais, interdisciplinares e intergeracionais, com o objetivo de estimular que as tomadas de decisão globais sejam baseadas em evidências e mais inclusivas. A organização é dirigida por um Comitê Executivo eleito anualmente e apoiada por um Comitê Consultivo.