O governador do Estado de São Paulo nomeou Marco Antonio Zago para exercer a função de presidente da FAPESP.

Em decreto de 28 de setembro de 2018, publicado no dia seguinte no Diário Oficial do Estado de São Paulo, Zago foi nomeado com fundamento no art. 10 da Lei 5.918-60, combinado com o art. 5º dos Estatutos da FAPESP, aprovados pelo decreto 40.132-62.

Zago compôs a lista tríplice definida em 3 de setembro de 2018 em reunião do Conselho Superior da FAPESP e entregue ao governador para a escolha do novo presidente da Fundação.

A lista foi composta pelos nomes dos conselheiros José Goldemberg e Marco Antonio Zago, em primeiro escrutínio, e José de Souza Martins, em segunda votação.

A lista foi definida em função do fim do mandato de presidente, em 7 de setembro, de Goldemberg, que ocupou a presidência da FAPESP desde 2015.

Marco Antonio Zago graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde obteve títulos de mestre e de doutor, tendo realizado o pós-doutorado na Universidade de Oxford. É secretário de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

Foi reitor e pró-reitor de Pesquisa da USP. Foi presidente do CNPq, coordenador do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto (CEPID FAPESP), diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Nacional de Biossegurança.