O prêmio TechMining for Global Good destina-se a reconhecer os esforços contínuos de TechMining para embasar processos de tomada de decisão e opções de políticas em questões de importância global onde os recursos são limitados. TechMining, abreviação em inglês de “mineração de textos em fontes de informações de ciência e tecnologia”, é uma forma especial de análise de “big data”. Utilizando softwares bibliométricos e de mineração de textos (por exemplo, VantagePoint, TDA), bem como outros aplicativos analíticos e de visualização, as análises TechMining resultam em inteligência de valor prático para gerenciamento de tecnologias e/ou desenvolvimento de políticas.

O vencedor de 2018

Em 2018, o prêmio foi outorgado ao Acadêmico Carlos Medicis Morel, diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) e pesquisador sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo o comunicado da 8ª Conferência Global sobre TechMining (http://www.gtmconference.org/pages/globalgood.html), Morel participou ativamente na criação de vários programas de alcance global voltados à promoção de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em doenças negligenciadas, empregando abordagens empíricas robustas para informar planejamento estratégico e desenvolvimento de políticas, destacados os seguintes:

  • Em 2018, revisitou o conceito de países em desenvolvimento inovadores por sua relevância em inovação em saúde relativa a doenças tropicais negligenciadas e prevenção e controle de epidemias (leia aqui o original).
  • Em 2012, possibilitou o planejamento de políticas e gerenciamento de inovação por meio de informações de patentes e análise de redes de co-autoria relacionadas ao estudo da tuberculose no Brasil (acesse o artigo).
  • Em 2009, trabalhou com análise de rede de coautoria, uma poderosa ferramenta para o planejamento estratégico de pesquisa, desenvolvimento e formação de recursos humanos em doenças negligenciadas (leia o artigo).
  • Em 2005, estimulou a criação de redes de inovação em saúde para apoiar países em desenvolvimento a destacar a questão das doenças negligenciadas (acesse o original).