“Mulheres na Ciência” será o tema do próximo Ciência Aberta, programa de TV produzido pela Fapesp em parceria com o jornal Folha de S.Paulo. O programa será exibido ao vivo nesta quarta-feira (01/08), a partir das 15h.

A maior presença e as contribuições das mulheres para o avanço da pesquisa científica e tecnológica – e os problemas que elas ainda enfrentam para ingressar em um mundo que, até recentemente, era eminentemente masculino – serão assuntos debatidos pelas pesquisadoras convidadas.


Participarão a socióloga Alice Rangel de Paiva Abreu, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora do GenderInSITE (Gender in science, innovation, technology and engineering); a química Vanderlan Bolzani [membro titular da ABC], da Universidade Estadual Paulista (Unesp), vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ganhadora do prêmio Distinguished Women in Science Chemistry and Chemical Engineering, American Chemical Society (USA) e International Union of Pure and Applied Chemistry (Iupac); e a física Márcia Barbosa [diretora da ABC], professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ganhadora do Prêmio L´Oreal e Unesco de Mulheres nas Ciências – Físicas e do Prêmio Claudia em ciência, ambos em 2013.

Realizado mensalmente no auditório da Fapesp, o programa é exibido ao vivo pelo site da Fapesp, pela página da Agência Fapesp no Facebook e no YouTube e pelo site da TV Folha.

O programa é transmitido do auditório da Fapesp, que recebe estudantes como convidados. Eles podem participar do programa enviando perguntas aos pesquisadores. Durante o programa, perguntas do público externo também são recebidas pela página da Agência Fapesp no Facebook.

Mais informações: www.fapesp.br/ciencia-aberta.