O Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Brasil foi criado pelo Governo Federal com a intenção de incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para o alcance das metas da Agenda 2030. As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até 16 de julho através do portal www.odsbrasil.gov.br.

A Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável faz parte de um Protocolo Internacional, assinado por 193 países, na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015, com metas a serem alcançadas até 2030. O acordo definiu 17 Objetivos e 169 metas, que tratam de importantes temas como: erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, entre outros.

O Prêmio reconhecerá projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem os aspectos sociais, ambientais e econômicos – essenciais para inspirar e engajar pessoas e instituições, e multiplicar soluções sustentáveis e resultará na criação de um banco de boas práticas para a disseminação e mobilização dos diversos segmentos da sociedade e de governos e o fomento de práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Nessa 1ª edição do prêmio poderão concorrer iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem os aspectos sociais, ambientais, econômicos e institucionais. As práticas devem ter, pelo menos, um ano de existência na data da inscrição e possuir resultados mensurados.

São elegíveis a concorrer Governos Estaduais, Distrito Federal, Governos Municipais, organizações da Sociedade Civil com fins lucrativos e sem fins lucrativos e Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O prêmio será entregue bienalmente até 2030.