capa_anais.jpgA Revista Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC) se orgulha de mais um recorde: recebemos perto de 1000 manuscritos no ano passado (2017), tendo publicado 250 artigos nas mais diferentes áreas do saber. Nunca é demais relembrar que os AABC são o único periódico nacional de caráter multidisciplinar amplo, ao estilo da Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS).

Apesar da crise pela qual passa a ciência no nosso país, os AABC têm se mantido firme em sua atuação, procurando divulgar as melhores pesquisas realizadas, em especial pelos cientistas brasileiros. Também estamos tendo cada vez mais a participação de pesquisadores do exterior, algo extremamente salutar para a nossa Revista.

Mesmo com esse sucesso, que se deve sobretudo à ação dos editores de área, ainda existe muito mais a fazer para que os AABC alcancem um maior destaque que, inclusive, se refletirá nos índices: a sua divulgação!

Nesse sentido, conclamamos os colegas para considerarem a revista para a publicação dos resultados obtidos em suas pesquisas! Mas tenham em mente que não se trata de enviar contribuições com um impacto menor: o índice de rejeição dos artigos recebidos chega a ultrapassar os 70% em determinadas áreas. A proposta é fazer dos AABC a principal revista científica do nosso país, o que se justifica por sua natureza multidisciplinar. Entretanto, este objetivo somente será alcançado com trabalhos de qualidade e que tenham um impacto maior na produção de conhecimento das comunidades científicas nacionais e internacionais.

Aproveitamos para ressaltar que todos os artigos publicados na revista podem ser acessados sem custo no portal do SciELO. Também incentivamos a consulta e distribuição de nossa Newsletter.