Faleceu na quarta-feira, 15 de fevereiro, o Acadêmico Wolfgang Christian Pfeiffer. Trabalhando principalmente com a ecologia aplicada, ele dedicou boa parte de sua carreira ao estudo da influência dos metais na contaminação do ambiente.

Nascido na Alemanha, Pfeiffer veio para o Brasil ainda na infância. Formou-se em farmácia pela Escola Federal de Farmácia e Bioquímica de Ouro Preto, em 66, e tornou-se doutor em ciências pela UFRJ, tendo feito, posteriormente, seu pós-doutorado pela Universidade de Nova York (NYU).

Pfeiffer atuou por mais de 40 anos no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, onde ocupou diferentes cargos, tendo sido, inclusive, Chefe do Laboratório de Radioisótopos Eduardo Penna Franca da UFRJ. Teve participação também na implantação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e de seu Laboratório de Ciências Ambientais.

Profundamente interessado por ecologia, o trabalho de Pfeiffer representou relevantes avanços no estudo da contaminação ambiental por metais pesados. Foi dele a iniciativa do Projeto de Contaminação Ambiental e Humana por Mercúrio na Amazônia, que analisou os impactos do uso de mercúrio na extração de ouro na região.

A Academia Brasileira de Ciências lamenta a perda deste cientista que dedicou grande parte de sua vida à atividade de pesquisa e ofereceu grandes avanços à Ciência e à sociedade.