Entre os dias 10 e 14 de dezembro, será realizado, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), o Chromosome-centric Human Proteome Project (C-HPP), evento anual voltado para a caracterização dos genomas humanos. O encontro também irá celebrar os cem anos da Academia Brasileira de Ciências e será coordenado pelo Acadêmico Gilberto Barbosa Domont.

Lançado em 2010 durante o 9º Congresso Anual da Human Proteome Organization (HUPO), realizado em Sydney, na Austrália, o C-HPP já realizou, desde então, workshops sobre o projeto na Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Escócia, Espanha, EUA, Itália, Japão, Malásia, Suíça, Tailândia e China.

O C-HPP, junto com o projeto de Biologia/Doenças, constitui o Projeto do Proteoma Humano (HPP), formalmente iniciado no 11º Congresso Anual da HUPO em Boston, EUA, em 2012. O HPP é o mais importante e abrangente projeto científico do mundo na área de biologia e saúde, estabelecendo como meta a caracterização de proteínas de todo genoma humano. Compara-se ao projeto da Human Genome Organization (HUGO), que elucidou a sequência de bases do nosso genoma.

Objetivos do evento

O 16th C-HPP WORKSHOP, evento internacional que reunirá destacados pesquisadores envolvidos no projeto, é um dos eventos comemorativos dos 100 anos da Academia Brasileira de Ciências em 2016 e terá como metas principais:

  • discutir em conjunto e integrar os dois projetos sobre o proteoma humano: C-HPP e Biologia/Doenças;
  • apresentar o estado da arte em proteômica de doenças e em espectrometria de massa;
  • avaliar a publicação do primeiro mapa do proteoma humano;
  • atrair o interesse de alunos de pós-graduação e cientistas jovens e seniores para o Projeto do Proteoma Humano;
  • propiciar um ambiente aberto para apresentação e discussão com o público e a mídia sobre o projeto e seus impactos na saúde, nas doenças e na medicina.

Confira aqui a programação completa.

Entenda o projeto

As proteínas são o verbo da biologia e as técnicas proteômicas os substantivos usados para identificá-las, determinar suas modificações estruturais (modificoma), definir a formação e a dinâmica de complexos proteicos (interatoma) e localizar, quantificar e esclarecer suas funções em células, tecidos ou órgãos que compõem os sistemas biológicos.

O HPP pretende encontrar pelo menos uma proteína representativa de cada gene humano nas células que formam os principais tecidos e órgãos, incluindo suas quantidades, localização e a presença de complexos proteicos, assim como construir os mapas de vias metabólicas e redes de interação entre proteínas.

Foi criado um Consórcio Internacional que compreende 25 grupos de pesquisa distribuídos por todas as regiões e continentes, responsáveis pelo desenvolvimento do HPP. Cada grupo estuda um cromossomo, incluindo o DNA da mitocôndria. A Unidade Proteômica do Instituto de Química da UFRJ, coordenada pelo Acadêmico Gilberto B. Domont, é responsável pela identificação das proteínas codificadas pelo cromossomo 15. A realização deste primeiro encontro na América Latina terá, além das sessões científicas, uma sessão pública destinada a sua divulgação para a sociedade.

Serviço

DATA
10 a 14 de dezembro

LOCAL
Hotel Windsor Barra

COORDENADOR
Gilberto B. Domont