Durante três anos, um grupo do Instituto Unibanco, liderado pelo economista e professor do Insper, Ricardo Paes de Barros, implantou o programa Jovem do Futuro, que propõe novas formas de gestão para escolas do ensino básico, em aproximadamente 6 mil colégios de dez estados brasileiros.

O resultado deste estudo, publicado pelo jornal Folha de São Paulo no dia 31 de agosto, revelou que as escolas que adotaram o programa tiveram cinco pontos a mais na avaliação do Sistema Federal de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em relação às que não participaram.

“O que parece óbvio foi agora mensurado”, diz a matéria. “Quando há um programa organizado de direção, o incremento é de quase um ano de aprendizado em relação ao que é esperado no ensino médio.”

Ainda segundo a matéria, o programa foi implantado nas escolas em parceria com as secretarias estaduais de Educação e ofereceu planejamento, assessoria técnica e formação de diretores, dirigentes regionais e de outros profissionais de cargos administrativos, além de planos pedagógicos para melhorar o desempenho dos alunos.

Confira aqui a matéria completa.