No dia 13 de julho, às 10h, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) lançará o Supercomputador Lobo Carneiro, mais potente aparelho de alto rendimento instalado em uma universidade federal do país. Com capacidade de 226 teraflops, ele pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo. O nome será uma homenagem ao Acadêmico Fernando Luiz Lobo Barboza Carneiro, engenheiro civil e professor da Coppe falecido em 2001.
O evento terá início no Auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), Rua Moniz Aragão, nº 360, Bloco 1, Cidade Universitária. Os visitantes serão apresentados ao novo supercomputador, instalado no Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe. Na sequência, será realizada uma coletiva de imprensa no local.
A cerimônia contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; do reitor da UFRJ, Roberto Leher; do CEO da Silicon Graphics International (SGI), Jorge Titinger; do diretor da Coppe, professor Edson Watanabe.
Eficiência energética e operação remota são algumas das vantagens do novo supercomputador da Coppe. O sistema, sem precedentes no país, possibilita um monitoramento mais eficiente dos dispositivos de segurança, da temperatura, da umidade, e a redução da atividade e do consumo de energia. Foi concebido para preservar ao máximo a vida útil do equipamento e a operação pode ser feita remotamente, de forma segura, com autocontrole e redundância.
O sistema foi montado pelos pesquisadores da Coppe, em parceria com técnicos da startup brasileira Versatus HPC e Silicon Graphics International – consórcio vencedor da licitação, que teve como um dos fatores determinantes a eficiência energética.
O supercomputador terá seu uso compartilhado por pesquisadores da Coppe, de outras unidades da UFRJ, centros de pesquisa e empresas públicas e privadas.