No dia 6 de junho, quatro Acadêmicos foram eleitos para comporem, com outros oito, a Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Os eleitos, com mandato de 2016 até 2019, foram Cláudio Landim, da área de Ciências Matemáticas; Fernando Queiroz e Sérgio Teixeira, ambos da área de Ciências Biomédicas e Roberto DaMatta, da área de Ciências Sociais. A cada três anos, um terço da Comissão é renovado.
Estiveram presentes na apuração dos votos o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e os membros do Comitê Executivo Jacob Palis, Débora Foguel e Fernando Garcia de Mello.
As inscrições para candidatura foram abertas no dia 1º de abril e as cédulas de votação foram distribuídas aos 535 membros titulares da Academia, dos quais 324 votaram.
A Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Ciências exerce importante papel na eleição de novos Acadêmicos, anualmente. Sua estrutura e suas funções estão explicitadas no Estatuto da ABC:

Art. 26 – Compete à Comissão de Seleção:
a) aprovar o modelo dos formulários de apresentação de candidatos a membros titulares e correspondentes;
b) aprovar o número de vagas de membros titulares a preencher em cada ano;
c) examinar o currículo dos candidatos e a avaliação dos membros titulares de cada área especializada e discutir o parecer dos relatores de cada uma dessas áreas;
d) preparar a cédula de votação para a eleição de novos membros titulares, escolhendo dois candidatos por vaga, e de novos membros correspondentes, indicando os candidatos que, a seu critério, preencham as condições estabelecidas no artigo 7º.
A Comissão é constituída pelo Presidente da ABC, que a preside, e por mais doze membros titulares, eleitos pela Assembléia Geral com mandato de 3 (três) anos.