João Santana da Silva, livre-docente do departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2011, é um dos ganhadores do prêmio Capes-Elsevier 2015, que reconhece pesquisadores brasileiros com produção científica de alto impacto, medido pelo número de citações na base de dados Scopus, maior repositório de citações e resumos da ciência mundial.
O prêmio é uma parceria entre a editora Elsevier e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A entrega oficial será realizada no dia 12 de novembro em Brasília, no Distrito Federal.
Nascido em Riberão Preto a 13 de março de 1952, professor Silva graduou-se em ciências biológicas em 1976 na Universidade de São Paulo (USP), onde também fez mestrado e doutorado e, entre 1989 e 1991, morou nos Estados Unidos, onde fez seu pós-doutorado. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, coordenador da Área de Ciências Biológicas III da CAPES e Presidente da Fundação Instituto Polo Avançado em Saúde.