Com o intuito de divulgar e apresentar para crianças e jovens a carreira científica, os Acadêmicos Eliete Bouskela e Thomas Lewiner – membro afiliado da ABC-RJ (2012-2016) – participaram da Feira de Profissões do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Cap-UERJ). O evento ocorreu no dia 23 de maio, na própria instituição.
De podóloga a advogado, de deputado estadual a jornalista, cerca de 20 profissionais de diferentes áreas de atuação palestraram para alunos do ensino fundamental e médio. “O público, composto de alunos e pais, estava empolgado. No início, os pais mantinham a postura de observadores, mas rapidamente ficaram mais ativos”, relatou Lewiner.
“Dobrando o papel” foi o tema da palestra do membro afiliado Thomas Lewiner. O matemático mostrou alguns fatos surpreendentes e concretos que decorrem do crescimento exponencial. Professor do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), Lewiner trabalha em diversas áreas da matemática aplicada.
Quantas vezes é preciso dobrar um papel de um milímetro de espessura para chegar até a Lua? Contando que a cada dobra a espessura duplica, menos de 40 dobras é o suficiente. A partir dessa concepção, podemos modelar, por exemplo, as correntes de e-mails (“envie essa mensagem para dois amigos”) e vírus (humano e de computador).

Médica e doutora em fisiologia, a Acadêmica Eliete Bouskela palestrou sobre a pesquisa na área da saúde e sobre as funções de um pesquisador.

Tanto Bouskela quanto Lewiner acreditam que palestras para crianças e jovens são uma boa maneira de divulgação científica. Para a Acadêmica, apresentações desse tipo deveriam ser feitas constantemente nas escolas e por pesquisadores de áreas diferentes.
O matemático também acrescentou que, além de divulgar, as palestras são um bom método de ensino. “Meu pai tem uma arte para explicar fenômenos físicos bem complicados com imagens acessíveis a qualquer nível, como em palestras. Quando estudei física na graduação, essas imagens simples foram um guia incrível e, ainda hoje, toda a matemática em volta me parece só uma tentativa de expressar essas imagens”, mencionou.

A Feira de Profissões foi a primeira vez em que Lewiner teve oportunidade de falar para alunos tão novos, e, segundo ele, foi uma experiência maravilhosa. “As crianças estavam bem empolgadas, criando ligações entre alguns exemplos que eu dava e o dia a dia delas. Levei tirinhas compridas de papel, pois imaginava que todo mundo iria dobrar o papel sempre no sentido do comprimento. Um dos meninos mais novos da sala resolveu dobrar a tira em outra direção – para chegar mais rápido à lua – e até usou os dentes para isso. Quando ele desdobrou o papel, deu outra forma – não era mais uma curva -, que talvez tenha também suas aplicações”, contou.
Para Fernanda Camargo, uma das organizadoras da Feira e mãe de um aluno, foi uma feliz oportunidade para a comunidade escolar ter profissionais contando suas atividades e cientistas de alto nível mostrando quanto a ciência é interessante. “Devemos seguir convidando para outras oportunidades. Agradeço aos palestrantes pelo movimento na escola básica e pela aula de educação e também à Academia Brasileira de Ciências por partilhar seus membros com a sociedade, mostrando o grande valor que dão à relação da ciência com as pessoas”, afirmou.