Foi lançada a convocatória para o Prêmio México de Ciência e Tecnologia 2014. Instituído pelo governo mexicano em 1990, o prêmio é concedido, anualmente, a uma personalidade da comunidade científica da América Central, América do Sul, Caribe, Espanha ou Portugal, que tenha contribuído de forma significativa para o conhecimento científico universal, ao avanço tecnológico ou ao desenvolvimento das ciências sociais.
Em edições anteriores, o Prêmio México foi concedido a cientistas de diversos campos, como física, matemática, petroquímica, química e biologia celular. Foram premiados sete cientistas brasileiros, sendo o país o segundo mais premiado, depois da Espanha. São eles Constantino Tsallis, Jacob Palis, Johanna Döbereiner, José Leite Lopes, Martin Schmal, Mayana Zatz e Sérgio Henrique Ferreira.
Apenas em uma ocasião – em 2010 – foi vencedor um cientista social, o português Boaventura de Souza Santos. A organização atribui esse fato ao pequeno número de candidaturas costumeiramente apresentadas por parte de pesquisadores do campo das ciências sociais e manifestou interesse em receber maior número de indicações nessa área.
Este ano, o vencedor receberá aproximadamente 50 mil dólares americanos. Mexicanos não concorrem ao prêmio. O prazo para a inscrição dos candidatos e entrega da documentação vai até 1º de outubro de 2014.