Pelo sétimo ano consecutivo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) hospedou a Cerimônia de Diplomação e o Simpósio Científico de apresentação dos membros afiliados da ABC eleitos para o período de 2014 a 2018 na Região Sul, na tarde de 28 de abril.

A categoria de membros afiliados foi criada em 2007, com a ideia de identificar jovens talentos por todo o país. O presidente da ABC, Jacob Palis, destacou que na Região Sul a ABC conta com o enorme entusiasmo do professor Salzano, vice-presidente regional. “É um consenso na nossa Academia que essa é uma iniciativa importante, que visa exclusivamente destacar o talento cientifico desses jovens, que ficam conosco como membros por cinco anos. Em 2013 foram eleitos, pela primeira vez, dois ex-afiliados como membros titulares, o que mostra que estamos no caminho certo.” Ele agradeceu aos Acadêmicos da região pelo envolvimento no processo eleitoral. “Esse título dá destaque a esses jovens, de modo a estimulá-los para que a sua carreira floresça ainda mais. E oxigena e renova nossa Academia.”

João Ito Bergonci, Jacob Palis, Francisco Salzano, Vladimir Nascimento e Márcia Margis

De acordo com Salzano, o processo iniciado em 2007 reuniu até hoje 35 jovens pesquisadores de excelência da Região Sul, dos quais 14 são das ciências biológicas, oito das ciências biomédicas, cinco da química, quatro das ciências da saúde, dois da física, um da matemática e um das ciências agrárias. “Ainda não temos nenhum membro afiliado na Região Sul das ciências sociais, das ciências da terra nem da engenharia.”

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, que apoio o evento oferecendo a infraestrutura local, Márcia Pinheiro Margis manifestou sua honra em receber o evento da ABC e desejou sorte e sucesso aos jovens que estavam recebendo naquela data o diploma, oficializando sua integração à ABC.

O diretor do Instituto de Biociências João Ito Bergonci observou que quando ele era um jovem pesquisador não havia oportunidades como essa. “Hoje vocês estão tendo uma grande oportunidade. E um país só se torna realmente livre através da ciência, quando tem conhecimento adquirido e aplicado. É com muita alegria que testemunho esse momento”, ressaltou.

Representando o reitor Carlos Alexandre Netto – que será empossado no próximo dia 6 de abril como membro titular da ABC -, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Vladimir Pinheiro do Nascimento reafirmou a satisfação da Universidade em sediar esse evento e elogiou o formato escolhido pela ABC para integrar temporariamente à Academia jovens brilhantes, mantendo-os ainda estimulados por uma perspectiva futura de eleição para membros titulares. “A ABC é uma parceira dos pesquisadores brasileiros, preservando a história da nossa ciência, destacando a produção cientifica de excelência do nosso país e defendendo essa ciência junto aos órgãos de fomento e aos formuladores de políticas públicas”, apontou Nascimento.

O pró-reitor destacou ainda que na semana seguinte seriam empossados na ABC como membros titulares, além do reitor, os professores da UFRGS Kepler de Souza Oliveira Filho, Márcia Barbosa e Jorge Rubio. “Cumprimento a eles e especialmente aos jovens que estão sendo diplomados aqui hoje como afiliados, nossos ex-alunos, professores e pesquisadores de excelência, Daniel Lorscheitter Baptista, Emilio Luiz Streck, Fabiano Severo Rodembusch, Guilherme Baldo e Vanessa Paixão-Côrtes.”

Daniel Baptista, Jacob Palis, Guilherme Baldo, Vanessa Paixão-Côrtes,
Francisco Salzano, Fabiano Rodembusch e Emilio Streck

Além dos novos membros, seus familiares e alunos, estiveram presentes à cerimônia de diplomação os Acadêmicos titulares Alexander Kellner, Fernando Zawislak, Gerhard Jacob, Miriani Pastoriza e Vera Gaiesky, assim como os afiliados Guilhian Leipnitz, Patrícia Schuck, Tatiana Roman, Tábita Hünemeier e Ursula Matte.

Conheça um pouco sobre os novos membros afiliados nas matérias a seguir.

Os nanomateriais e a compreensão de fenômenos físicos
Filho de biólogos, o gaúcho Daniel Lorscheitter Baptista aproveitou o contato desde cedo com o meio científico para buscar explicações fundamentais sobre a formação da vida e do universo.

Combate às doenças do metabolismo
Eleito membro afiliado para o período 2014-2018, o farmacêutico Emílio Streck inspirou-se na família de professores para seguir o caminho da ciência que, para ele, é uma forma de ajudar a melhorar a vida das pessoas.

Um químico fascinado pela luz
O novo membro afiliado Fabiano Rodembusch, eleito para o período 2014-2018, descobriu sua verdadeira carreira ao começar o curso de graduação errado, e hoje considera que fazer ciência é um hobby.

Um cientista que almejava o Oscar
O farmacêutico Guilherme Baldo, eleito afiliado para o período 2014-2018, pesquisa tratamentos para um grupo específico de doenças genéticas, é gremista e sonhava, quando criança, em representar ele mesmo em um filme.

Na genética, a busca por respostas
É desenvolvendo estudos nessa área que a pesquisadora da UFRGS Vanessa Rodrigues Paixão-Cortês, afiliada eleita para o período 2014-2018, tenta decifrar as questões que indaga desde criança.