Não há dúvidas de que – em muitos países, dentre eles o Brasil – é grande a lacuna entre os avanços alcançados pela pesquisa educacional e o que, de fato, é posto em prática nas escolas públicas e privadas. Tendo isso em mente, os pesquisadores do grupo Colaboração em Pesquisa e Prática em Educação Científica (CoPPEC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), criaram a Plataforma BIOemrede. Trabalhando por meio de sequências didáticas de biologia e ciências, a ideia é que ela funcione como um ambiente de interação e colaboração online entre quaisquer docentes do ensino básico que se fizerem interessados.

O principal objetivo da iniciativa, portanto, é disseminar inovações a professores de todo o Brasil. Para isso, quem utilizar esse material tem, no site da BIOemrede, um espaço dedicado exclusivamente ao compartilhamento de opiniões sobre cada uma das sequências didáticas. Lá cada profissional pode descrever as adaptações feitas à realidade de sua escola e sala de aula, contribuindo, dessa forma, para a formação de uma rede de escolas envolvidas na construção colaborativa de conhecimento.