A Fundação Konex outorgou um dos Prêmios Konex 2013: Ciência e Tecnologia ao Acadêmico Nelson Maculan, considerando sua significativa contribuição à ciência e tecnologia na região do Mercosul.

Segundo o presidente da Fundação, Dr. Luis Ovsejevich, a ideia da entidade é baseada na solidariedade, levando em conta a responsabilidade social na comunidade. Por isso construiu uma fundação com o propósito de promover, estimular, colaborar, participar e intervir em qualquer forma de iniciativa, obras e empresas de caráter cultural, educacional, intelectual, artístico, social filantrópico, científico ou desportivo, em suas melhores expressões.
Assim, surgiram os Prêmios Konex em 1980, sendo desde então outorgados a pessoas que se distinguem em suas atividades, ensejando melhorias para o futuro da sociedade. A ideia é que o exemplo dos melhores sirva de estímulo à juventude. O Prêmio Konex-Mercosul já foi outorgado a alguns destacados brasileiros: Oscar Niemeyer (Artes Visuais: 2002); Rubem Fonseca (Letras, 2004); Helio Jaguaribe (Humanidades, 2006); Fernando Henrique Cardoso (Instituições-Comunidade-Empresa, 2008) e Gustavo Kuerten (Esportes, 2010).
A cerimônia de entrega foi realizada no dia 12 de novembro, na Academia Nacional de Medicina da Argentina. Na ocasião foram entregues ainda outros prêmios oferecidos pela Fundação: o Konex de Brilhante, os Konex de Platina, o Konex de Honra e as Menções Especiais.

Sobre o homenageado
Nelson Maculan é graduado em engenharia de minas e metalurgia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 1965, com mestrado em matemática estatística pela Universidade de Paris VI (1967), doutorado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1975 e portador do Diplôme dHabilitation à Diriger des Recherches (D.H.R.) en Sciences de la Gestion (1988), obtido na Universidade Paris-Dauphine (Paris IX). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de ciência da computação, com ênfase em matemática da computação, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização combinatória, programação inteira, programação linear, geração de colunas e otimização global.
Dentre os prêmios e honrarias que recebeu em sua carreira, destacam-se o Prêmio Anísio Teixeira 2011, oferecido pela Capes/MEC; o Prêmio Mérito Científico 2010, da Sociedade Brasileira de Computação; a Medalha do Mérito Universitário 2010, outorgada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, outorgada pela Presidência da República em 2007, mesmo ano em que recebeu a Medalha Bernardo Pereira de Vasconcellos, da Câmara Municipal de Ouro Preto, em Minas Gerais; a Medalha Carlos Chagas Filho 2005, outorgada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.os títulos de Doutor Honoris Causa, recebidos da Universidade Ricardo Palma e da Universidade Nacional Maior de São Marcos (Peru), da Universidade de Lavras (MG), e da Universidade Paris 13 (França).