A International Federation of Automatic Control (IFAC), através de um processo seletivo bastante rigoroso que teve início em janeiro de 2013, concedeu ao Acadêmico Carlos Emanuel de Souza, Pesquisador Titular da Coordenação de Sistemas e Controle do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), o prêmio de IFAC Fellow com a seguinte citação: “For fundamental contributions to robust control and filtering, time-delay systems, and Riccati equations”. Esta distinção é concedida a indivíduos que realizaram contribuições de grande destaque nas áreas de interesse da IFAC, na qualidade de Cientista/Engenheiro, Liderança Tecnológica ou Educador.

A cerimônia de entrega do prêmio realizar-se-á em 28 de agosto de 2014, na Cidade do Cabo, África do Sul, por ocasião do 19th IFAC World Congress.

A IFAC, que foi fundada em 1957 e tem sede em Laxenburg, Áustria, é uma federação multinacional de organizações científicas nacionais, cada uma delas representando em seu respectivo país as sociedades científicas nas áreas de automação e sistemas de controle automático. O objetivo do IFAC é promover a ciência e tecnologia de controle automático no sentido mais amplo possível para todos os sistemas, por exemplo, sistemas de engenharia, físico, biológico, social ou econômico, tanto na teoria como em aplicações. A IFAC congrega cinquenta organizações científicas nacionais, sendo responsável pela publicação de seis periódicos científicos de primeira linha nas áreas de sistemas de controle e automação (inclusive o periódico internacional de grande prestígio, Automatica), assim como pela organização de cerca de trinta eventos científicos internacionais por ano nas referidas áreas, dentre eles o IFAC World Congress, que é realizado a cada três anos.

Carlos E. de Souza é o primeiro IFAC Fellow da América Latina. Ele também é Fellow do The Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), EUA, e membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2000. Possui pós-doutorado pela Universidade de Newscastle, Austrália, e doutorado em Engenharia pela Universidade de Paris VI, França. Desenvolve pesquisas na área de análise de estabilidade e desempenho de sistemas de controle; análise e projeto de sistemas de controle robustos; estimação robusta de sinais; análise e controle de sistemas dinâmicos com atraso de tempo.