A sessão de Ciências de Engenharia do evento, coordenada pelo Acadêmico Renato Machado Cotta, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), reuniu apresentações de quatro pesquisadores experientes atuantes no país e de uma jovem pesquisadora cubana, vencedora do Prêmio TWAS de 2012.
Renato Cotta, Augusto Galeão, Noslen Hernandez, Helcio Orlande,
Julio Meneghini e Marcel Carreno
Segundo o coordenador do evento, o encadeamento das palestras foi concebido de forma a cruzar as informações em duas linhas ortogonais, uma vindo das escalas nano/micro para as escalas macro, e outra vindo do esforço de modelagem para a necessidade de identificação e caracterização de fenômenos. “Em uma linha busca-se mostrar a amplitude das ciências da engenharia nos dias de hoje, cobrindo todas as escalas do desenvolvimento cientifico e tecnológico”, explicou Cotta. Na outra linha, segundo ele, “se procurou demonstrar a necessidade de se propor novos modelos para representar e/ou unificar os fenômenos observados nessa faixa de escalas, bem como a urgência de se identificar parâmetros e funções que corroborem para confirmar e aprimorar os novos modelos, de novo, hoje uma missão intrínseca às ciências da engenharia”.
O primeiro palestrante foi Augusto Cesar Noronha Galeão, graduado em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) desde 1986, Galeão é muito conhecido pelo seu trabalho pioneiro no desenvolvimento do Método dos elementos finitos em modelagem interdisciplinar. Ele apresentou desenvolvimentos recentes na modelagem de fenômenos de difusão com retenção, incluindo aplicações em ciências sociais, na difusão de conhecimento e em ciências biológicas, como em problemas presa-predador.
A seguir, sucedeu-se a palestra do engenheiro mecânico Helcio Rangel Barreto Orlande, graduado pela UFRJ e doutorado na mesma área pela Universidade do Estado da Carolina do Norte. Professor associado do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, Orlande é reconhecido internacionalmente pelos seus desenvolvimentos em problemas inversos e aplicações de inferência bayesiana. Ele apresentou desenvolvimentos recentes de seu grupo na caracterização de nanofluidos e nanocompósitos, e sua aplicação no aumento de eficiência energética nos setores de petróleo e gás, em colaboração com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras. Mostrou também uma nova vertente de seus estudos, focando a utilização de nanopartículas em combinação com a hipertemia para o tratamento de câncer.
A terceira apresentação foi realizada pelo professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), Julio Meneghini. Sua especialidade são as aplicações e princípios da engenharia mecânica. Bacharel em física pela USP, engenheiro civil pela Escola de Engenharia Mauá e Mestre em engenharia mecânica pela USP, onde tornou-se livre docente em mecânica dos fluidos, Meneghini tem um PhD em aerodinâmica pela Universidade de Londres, na Inglaterra, com diploma do Imperial College em engenharia aeronáutica. Ele mostrou um histórico de seus desenvolvimentos em problemas de instabilidade fluidodinâmica relacionados à interação fluido-estrutura, com aplicações em redução de ruído aeronáutico e no projeto de raisers de plataformas offshore. A intensa colaboração com a Petrobras e com a Embraer, fortemente interessadas na solução de problemas fundamentais de instabilidade, foi também ricamente ilustrada.
Na sequência, falou o professor associado do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), Marcelo Paéz Carreno, bacharelado em física com mestrado e doutorado em engenharia elétrica pela USP. Ele apresentou o trabalho pioneiro de seu grupo em microfluidica e microssistemas eletromecânicos (MEMs), enfatizando aspectos relacionados à microfabricação e caracterização desses dispositivos. A palestra também foi rica na ilustração de aplicações de microfluidica e MEMs em diversos contextos das ciências da engenharia, incluindo trabalhos recentes de seu grupo em técnicas de medida de vazão em microcanais e na separação de DNA.
Por fim, a engenheira cubana Noslen Hernandez – graduada em engenharia informática pelo Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría, em Cuba, com doutorado em ciências matemáticas pela Universidade de Havana -, fez uma apresentação detalhada sobre seus trabalhos em quimiometria, envolvendo profundos conhecimentos e desenvolvimentos originais em inferência estatística, que lhe valeram o Prêmio Jovem Cientista TWAS-ROLAC de 2012, oferecido pelo Escritório regional para América Latina e Caribe da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS-ROLAC).