O simpósio e a cerimônia de diplomação dos novos Membros Afiliados da Vice Presidência da ABC do Nordeste e Espírito Santo foi realizada no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, no dia 4 de junho de 2012. O evento reuniu os eleitos em 2010 e 2011.


Gil de Aquino, Cid Bartolomeu de Araújo, Jacob Palis, Ari Campos,
Haroldo Rodrigues, Jader de Moraes e Simone Silva Sá Rodrigues

A mesa foi composta pelo vice-reitor da UFC Ari Campos; o presidente da ABC Jacob Palis; pelo presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Funcap), Haroldo Rodrigues; o vice-presidente regional da ABC para o Nordeste e Espírito Santo, Cid Bartolomeu de Araújo; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFC, Gil de Aquino; o presidente da Academia Cearense de Ciências, Jader de Moraes; e a diretora do Centro de Ciências da UFC, Simone Silva Sá Rodrigues.
O vice-reitor Campos abriu o evento, declarando-se feliz por compartilhar este momento de renovação da Academia. O pró-reitor Aquino destacou a importância da compreensão, por parte da sociedade, da importância da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para o desenvolvimento dos estados modernos. “Para que a economia do conhecimento possa realmente ter impacto na sociedade, porém, é preciso rever os padrões dos financiamentos e do apoio a CT&I.”

Jacob Palis destacou a necessidade de que haja mais Membros Titulares no Nordeste e instou os Acadêmicos dessa região para que indiquem bons candidatos. “Isso é que vai contribuir para alcançar a diversidade regional almejada pela ABC, respeitando os critérios de excelência”. Palis destacou ainda a questão da participação das mulheres na Academia: em quatro anos, esse índice passou de 7% para 12,5%. “E esse aumento se deu também mantendo rigorosamente os critérios de qualidade”. A busca da diversidade regional também se reflete na criação da categoria de Membros Afiliados, que levou a ABC a atuar efetivamente em todas as regiões do país, com a indicação anual de um número igual de jovens de excelência em cada uma delas. “Nessa categoria de jovens, o índice de mulheres é de 26%”, ressaltou o presidente.

Cid Araújo comentou que, embora a ABC tenha sido fundada em 1916, ela não aparecia muito nem para a comunidade científica. “Nos últimos anos ela ganhou visibilidade entre a comunidade, especificamente nos últimos cinco anos, com a categoria de Membros Afiliados”. Em sua opinião a criação dessa categoria trouxe uma contribuição diferente, aproximou a juventude da ABC de forma que futuramente possa haver uma renovação dos Membros Titulares.

Com relação à descentralização originada com essa proposta, Araújo acha que ainda pode melhorar. “Dentro de cada região a ABC ainda está muito ligada à instituição a que pertence o vice-presidente regional. Eu, no caso, sou da Universidade Federal de Pernambuco, então os simpósios e as diplomações têm sido feitas aqui. Agora precisamos diversificar, descentralizar regionalmente e fazermos a cerimônia em outros estados, como estamos esse ano fazendo no Ceará, com o apoio dos Acadêmicos João Lucas Marques Barbosa e Jorge Herbert Soares de Lira”. Araújo observou que este ano foi eleito o primeiro Afiliado do Rio Grande do Norte. “Queremos mais. Como os Afiliados são indicados pelos Titulares, acabam ficando restrito aos estados em que há Titulares – no caso do Nordeste, na Bahia, Pernambuco e Ceará.”

Representando os grupos de Afiliados

O matemático da Universidade Federal do Ceará (UFC) Eduardo Teixeira fez o discurso de “despedida” em nome do grupo eleito para o período de 2008 a 2012, dizendo que todos esperam voltar em breve como Membros Titulares. Ele destacou o acerto das indicações, dado que todos os quatro Afiliados da UFC são coordenadores das pós-graduações das suas respectivas áreas.

Gisele Olímpio da Rocha, química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) falou em nome dos nove novos – pois o evento reuniu os Afiliados de dois grupos, os indicados para o período de 2011 a 2015 e os de 2012 a 2016. Ela observou que o ano em que o mandato de seu grupo termina será correspondente aos cem anos da ABC (2016), “uma data histórica estimulante”. Em nome do grupo, afirmou que todos esperam corresponder à expectativa que a Academia depositou neles ao convidá-los para integrar seus quadros e agradeceu a confiança e a oportunidade.

O Acadêmico e matemático Joao Lucas Barbosa encerrou essa parte da cerimônia agradecendo especialmente ao Afiliado Jorge Herbert de Lira, “que deu a ideia de fazer o evento em Fortaleza e começou a mobilização” e ao Afiliado Eduardo Teixeira que colaborou muito com a organização do encontro. Agradeceu ainda à Universidade Federal do Ceará, que recebeu muito bem a proposta e ainda contribuiu com a hospedagem dos convidados de fora do estado e ao Prof. Jacob Palis, “pelo esforço da presença.”

Após a cerimônia de diplomação, os novos Afiliados apresentaram seus trabalhos de pesquisa. O físico da UFC Antonio Gomes de Souza Filho, que atua na área de Física da Matéria Condensada com ênfase em propriedades eletrônicas e vibracionais de nanomateriais, falou sobre nanoestruturas de carbono. A bióloga Camila Indiani de Oliveira, do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/Fiocruz da Bahia, discorreu sobre pesquisa básica e aplicada na leishmaniose.


Antonio Gomes de Souza Fº, LeonardoTeixeira, Gisele Rocha, Mirco Solé,
Daniel Pellegrino, Camila Indiani, Edilson Falcão, Severino Alves Jr.

Gisele Rocha, que atua na área de Química, com ênfase em análise de traços e química ambiental, química atmosférica e também em química de alimentos, falou sobre “Caracterização de Partículas Atmosféricas Fracionadas por Tamanho”. O matemático da Universidade Federal da Paraíba Daniel Marinho Pellegrino tem interesse especial em Análise Funcional e divulgação científica – principalmente relacionada à Teoria dos Números. Sua principal área de atuação e pesquisa é a Análise Funcional e sua palestra intitulou-se “Como crescem as constantes da Desigualdade de Bohnenblust–Hille?”

Edilson Lucena Falcão Filho, físico da UFPE, trabalha com Ótica Não Linear e Lasers e fez sua apresentação sobre “Geração de Altos Harmônicos e Espectroscopia no Ultravioleta Extremo”. O biólogo Mirco Solé, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atua em Zoologia, Ecologia e Conservação da Biodiversidade e tratou, em sua apresentação, do futuro incerto dos anfíbios brasileiros perante as mudanças climáticas. O químico Leonardo Sena Gomes Teixeira, da UFBA, Ciências Químicas (UFBA), da área de Química Analítica, se dedica principalmente a combustíveis, espectrometria e determinação de metais. Sua palestra intitulou-se “Métodos alternativos para determinação de contaminantes inorgânicos em combustíveis automotivos”.

O químico da UFPE Severino Alves Jr., atua em luminescência de complexos com íons lantanídeos, síntese de supramoléculas, marcadores fotônicos para o diagnóstico auxiliar de câncer de mama e próstata, carreadores de fármacos e síntese de redes de coordenação e fez sua apresentação sobre “BSTR: 39 anos na vanguarda da química de coordenação”. Adrian Antonio Garda, biólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), não pôde comparecer à cerimônia. Ele tem experiência na área de sistemática, ecologia e biogeografia, com ênfase em anfíbios.

Ao final, o presidente da ABC e proeminente matemático Jacob Palis proferiu uma Palestra Magna sobre Sistemas Complexos, bastante concorrida pelos estudantes de matemática da UFC.

Conheça melhor os jovens Membros Afiliados da ABC da Região Nordeste & Espírito Santo nas matérias a seguir:

2011/2012
Adrian Antonio Garda
Unindo a sistemática e a taxonomia à ecologia, biogeografia e evolução

Daniel Marinho Pellegrino
Paixão por desvendar os mistérios da matemática

Edilson Falcão Filho
Usando a luz como instrumento de investigação científica

Leonardo Sena Gomes Teixeira
Compromisso entre a pesquisa e a sociedade

Mirco Solé
No meu quintal na Bahia tem mais espécies do que em toda a Alemanha

2010/2011
Antônio Gomes de Souza Filho
Infância ajudando na roça e doutorado no MIT

Camila Indiani de Oliveira
Estudando a interação parasita-hospedeiro

Gisele Olímpio da Rocha
Estudando a química atmosférica

Severino Alves Júnior
Da indústria eletrônica ao tratamento de câncer