A Fundação Conrado Wessel realizou no dia 25 de junho, na Sala São Paulo, a cerimônia de entrega dos Prêmios FCW de Arte, Ciência e Cultura, que reuniu alguns dos maiores nomes das respectivas áreas de premiação e distribuiu entre os homenageados mais de R$ 1 milhão. Na ocasião, houve a apresentação do pianista Arnaldo Cohen, juntamente com a Orquestra Sinfônica de São Paulo e com regência de Cláudio Cruz.

Quem recebeu a premiação da categoria Ciência foi o médico imunologista, professor titular da Faculdade de Medicina da USP e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Prof. Dr. Jorge Kalil, que também exerce o cargo de diretor do Laboratório de Imunologia do Incor, presidente do Conselho Curador da Fundação Zerbini e diretor do Instituto Butantan. Ele é também coordenador do Instituto de Investigação em Imunologia, vice-presidente da International Union of Immunology Societies (IUIS) e presidente eleito para a gestão 2013-2016.

Dr. Kalil (na foto ao lado) já recebeu diversas homenagens durante a carreira, como o Prêmio Hospitalar 2011 – Personalidade do Ano na Área da Saúde, a condecoração de Comendador e depois com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Também foi agraciado com o prêmio da Third World Academy of Sciences (TWAS), considerado o prêmio Nobel dos países em desenvolvimento, por sua contribuição de como uma infecção pode levar a uma doença autoimune.

Na categoria Cultura, o premiado foi o zoólogo e compositor Paulo Vanzolini, e o fotógrafo Gustavo Rodrigues de Lacerda foi homenageado por sua exposição “Albinos”.

A escolha dos nomes foi feita por uma Comissão Julgadora composta por membros das instituições parceiras da Premiação: a ABC, Academia Brasileira de Letras (ABL), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e Marinha do Brasil.