A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, em parceria com a Pacto Audiovisual, a TAL-Televisão América Latina a Petra Energia, lançou o projeto “+20 ideias para Girar o Mundo”, que reúne as 20 ideias mais relevantes sobre sustentabilidade que sirvam para melhorias no desenvolvimento das nações.

As opiniões propostas são de personalidades de diferentes áreas profissionais do país que possuem um destaque na sociedade, entre elas o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o Acadêmico Adalberto Luis Val, que durante toda sua carreira tem realizado importantes intervenções na área científica. Atualmente é coordenador geral do Centro de Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (ADAPTA), onde estuda as adaptações dos peixes-amazônicos às modificações do meio ambiente.

A iniciativa envolveu nomes como Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Ferreira Gullar, poeta e escritor; Mayana Zatz , cientista e Acadêmica; Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, também Acadêmico; Sérgio Mascarenhas de Oliveira, físico e membro titular da ABC; entre outros.

Os participantes do projeto foram indagados nas seguintes questões: qual o conceito de sustentabilidade; como podemos tornar o mundo mais sustentável; quais as prioridades e iniciativas; e ainda a responsabilidade de cada indivíduo na construção da sustentabilidade.

As 20 mini-conferências, além de uma apresentação do representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, estão disponíveis gratuitamente no site do evento: http://eventos.unesco.org.br/20ideias/index.php.