O Acadêmico Maurício Lima Barreto, professor de Epidemiologia e Saúde Pública do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi convidado a proferir palestra na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres no dia 22 de fevereiro de 2012. O título de sua apresentação será “Brasil: saúde num país em transição visto pelas lentes da epidemiologia acadêmica.”

Médico formado pela UFBA com PhD em Epidemiologia pela Universidade de Londres, Barreto lidera um grupo de pesquisa voltado para aspectos epidemiológicos das doenças infecciosas, desnutrição e asma, avaliação do impacto populacional de intervenções e aspectos teóricos e metodológicos da Epidemiologia. Coordena ainda um Centro de Excelência na América Latina, financiado pela Wellcome Trust-UK para estudar o impacto da urbanização, migração e mudanças no estilo de vida e na exposição às infecções na asma na região, com projetos de pesquisa no Brasil e no Equador, além de conduzir o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde (CITECS).

Nestes programas, trabalha com colaboradores de diversas áreas do conhecimento, como epidemiologia, clínica, estatística, microbiologia, virologia, parasitologia, imunologia, genética, química, antropologia e economia, assim como de diferentes instituições nacionais (diversas unidades da UFBA, Fiocruz-CPqGM e IOC, Instituto Butantã, UFC, USP) e internacionais (LSHTM/UL, Case Western Reserve U-USA, U de Barcelona-Espanha, Univ. San Francisco-Ecuador e Univ. of Massey-Nova Zelândia).

Recentemente, concluiu projeto sobre o efeito da revacinação BCG em escolares sobre a tuberculose que envolveu mais de 300.000 indivíduos e cujas conclusões definiram o fim da revacinação BCG no Brasil e outros países.