O Acadêmico Moysés Nussenzveig, organizador do livro.

Não restam dúvidas de que a contribuição humana é um dos principais, se não o principal, aceleradores do aumento da temperatura na Terra. Porém, muitos países ainda ignoram essa questão. Para contribuir e aproximar o Brasil da discussão sobre o aquecimento global, o Acadêmico Herch Moysés Nussenzveig lançou no dia sete de dezembro o livro “O futuro da Terra”.
O evento foi realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), a editora do livro, e contou com a presença de membros da comunidade científica, estudantes e pessoas interessadas no assunto. Também compareceram ao evento o presidente da ABC, Jacob Palis, e o secretario executivo, Lindolpho de Carvalho Dias (ambos consecutivamente na foto ao lado).
O livro é uma organização de textos extraídos do ciclo temático de conferências da Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ (COPEA), realizado durante o primeiro semestre de 2007 e intitulado “O futuro da Terra”. Os tópicos do livro tratam de assuntos como as origens do aquecimento global, seus efeitos sobre o clima, sobre a diversidade, os impactos na agricultura, a crise da água, as fontes renováveis de energia, as questões da Amazônia, o desenvolvimento sustentável, além de apresentar medidas que podem ser pensadas para atenuar os efeitos do aquecimento global.
Os autores do livro, a maior parte Acadêmicos, procuram nos capítulos apresentarem os temas com linguagem acessível. Como as “conferências da COPEA eram destinadas ao grande público, a ideia do livro também é essa, que ele seja realmente para o grande público”, conta Moysés. Além disso, o objetivo do livro é fomentar a discussão sobre o tema entre a sociedade e a classe política. “O problema é que a opinião pública tem que se conscientizar. Eu espero que esse livro venha a contribuir com essa conscientização”, afirma o organizador.
Segundo Moysés, o livro não é otimista. Os problemas motivados pelo aumento da temperatura no planeta não cessarão se medidas não forem tomadas o mais rápido possível. “O principal responsável pelos problemas do aquecimento global é o poderio econômico das grandes empresas que não querem de maneira nenhuma abdicar dos seus lucros em beneficio do restante da humanidade”, disse Moysés sobre os entraves para que políticas que visem atenuar o problema sejam adotadas pelos governos.

O lançamento do livro veio em boa hora, visto que em breve será realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. “Espero que o assunto venha a ter cada vez mais penetração entre os jovens, que são aqueles de quem o futuro depende bastante, e entre a nossa classe política, que tem a responsabilidade de tomar as decisões a esse respeito”, comenta Moysés sobre a expectativa de repercussão do livro.
“O futuro da Terra” é organizado pelo Acadêmico Herch Moysés Nussenzveig e conta com textos de Enéas Salati, Pedro Leite da Silva Dias, José Galizia Tundisi, João Alziro Herz da Jornada, Carlos Nobre, Luiz Pinguelli Rosa, Ângelo Barbosa Monteiro Machado, Paulo Artaxo, Silvio Crestana, Philip Martin Fearnside, Ima Célia Guimarães Vieira, Eustáquio Reis e Roberto Schaeffer.