O Prêmio TWAS 2011 na área de Química foi dividido entre dois cientistas: o chinês Lei Jiang e o brasileiro Jairton Dupont, que receberão cada um a metade do valor de U$15.000 e apresentarão suas pesquisas no evento de 2013, que será na China.

O Acadêmico Jairton Dupont, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IQ-UFRGS), foi homenageado em reconhecimento por suas contribuições pioneiras para o entendimento da síntese e aplicações dos líquidos iônicos não aquosos.

Jairton Dupont completou a graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Especializou-se em Química dos Metais de Transição e Catálise pela Université Louis Pasteurs de Strasbourg, na França, onde também concluiu o doutorado em Química. Possui ainda um pós-doutorado pela University of Oxford, no Reino Unido, tendo sido bolsista da Royal Society of Chemistry.

O Acadêmico já foi coordenador da Comissão de Graduação do curso de Química e da pós-graduação do IQ-UFRGS, além de membro do CA-Química do CNPq. Atualmente, é professor associado do Departamento de Química Orgânica da UFRGS, bolsista 1A em produtividade e pesquisa do CNPq e representante de área no CTC da Capes. Já recebeu diversos prêmios, entre eles a medalha Journal of the Brazilian Chemical Society da Sociedade Brasileira de Química, em 2008, e o Prêmio Inventor da Petrobrás, em 2007 e 2008.

O presidente anterior da TWAS e Membro Correspondente da ABC, C.N.R. Rao, foi o vencedor do 2011 Ernesto Illy Trieste Science Prize, por “suas monumentais contribuições para a fronteira da ciência dos materiais”. O prêmio, no valor de U$ 100.000, é oferecido pela Fundação Ernesto Illy e administrado pela TWAS.

Veja os outros premiados na página da TWAS.