O Acadêmico Diogo Onofre Gomes de Souza será agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha. A cerimônia ocorrerá no dia 17 de novembro, às 17h, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Souza é professor titular do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Graduado em Medicina (1971) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Souza, em 1976, concluiu o mestrado em Bioquímica na UFRGS e se formou doutor na área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1980). Obteve o título de PhD (1980-1981) pela University of London. Já foi professor visitante em diversos grupos nacionais e internacionais e, ao longo de toda sua vida científica, atuou na área das Neurociências. Mais recentemente, começou a se envolver com a área de Educação em Ciências.

A medalha do Mérito Farroupilha é a mais alta distinção outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. É concedida às pessoas que contribuiram, através de suas ações, para o desenvolvimento social, econômico, científico e cultural do estado. Na ocasião, o vice-presidente regional da Região Sul, Francisco Mauro Salzano, representará a diretoria da ABC.