A Acadêmica e professora da UFRJ Vivian Rumjanek será a Presidente de Honra da 2ª Jornada Fluminense sobre Cognição Imune e Neural, que vai acontecer no dia 11 de agosto, na sede da Academia Nacional de Medicina (ANM), no Rio de Janeiro. O evento, que é realizado pela ANM e pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem apoio da Faperj e CNPq, vai receber, também, os Acadêmicos Nelson Monteiro Vaz, Marcello André Barcinski, Jorge Kalil e Iván Antônio Izquierdo como palestrantes.

Nelson Vaz, que atua nas áreas de imunologia, tolerância oral e imunoglobulinas naturais, apresentará a palestra “Imunologia e intencionalidade”. Já Marcello Barcinski, que criou a Divisão de Medicina Experimental e a Pós-Graduação em Oncologia no Instituto Nacional do Câncer (INCA), fala sobre o tema “O sinal de perigo e a distinção entre o próprio e o não próprio pelo sistema imune inato”.

O vice-presidente da International Union of Immunology Societies (IUIS), Jorge Kalil, falará sobre “A distinção entre o próprio e o não próprio pelo sistema imune específico”. Iván Izquierdo, que ganhou recentemente o Prêmio Almirante Alberto 2010, vai apresentar a palestra “Consolidação da memória”.

De acordo com os coordenadores Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro (IOC/Fiocruz) e José Luiz Martins do Nascimento (ICB/UFPA), “a Revista Neurociências vai publicar, no segundo semestre deste ano, um número temático dedicado aos artigos referentes às conferências da Jornada”. Todos os participantes inscritos receberão um exemplar da publicação.

Para mais informações, consulte o site do evento: http://www.ioc.fiocruz.br/cognicao2011/index.html