O agraciado da edição de 2010 com a mais importante honraria em ciência e tecnologia do Brasil, o Acadêmico Iván Izquierdo (na foto ao lado), foi escolhido na 155° reunião do Conselho Deliberativo do CNPq. Na ocasião, também foram definidos os nomes de pesquisadores que receberão o título de Pesquisador Emérito do CNPq em 2011, honraria concedida a cientistas que prestaram relevantes contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico do País. O sociólogo Gabriel Cohn, o engenheiro e Acadêmico Evando Mirra de Paula e Silva e o médico e Acadêmico Zilton de Araújo Andrade foram os agraciados deste ano.

Além dos pesquisadores foram selecionadas as instituições colaboradoras que mais incentivaram o crescimento, desenvolvimento, aprimoramento e divulgação do CNPq na missão de fomento a pesquisa e capacitação profissional de todas as áreas do conhecimento. Estas instituições receberam o título de Menção Especial de Agradecimentos da agência na comemoração do 60º aniversário do CNPq, em 27 de abril.

Neurocientista

O médico e neurocientista, Iván Antonio Izquierdo é especialista nos mecanismos da memória. Graduou-se e doutorou-se na Universidade de Buenos Aires (UBA) e fez seu pós-doutorado na Universidade da California em Los Angeles (Ucla). Foi professor da Universidade de Córdoba, na Argentina, e mudou-se para o Brasil em 1973, incorporando-se posteriormente à Escola Paulista de Medicina, hoje Unifesp, onde fundou um grupo de pesquisas em neurociência. Desde 1978, reside em Porto Alegre (RS), e em 1981 obteve nacionalidade brasileira.

Reconhecido como um dos maiores pesquisadores do mundo na área de biologia da memória, Izquierdo fez grandes descobertas, como os principais mecanismos moleculares da formação, evocação, persistência e extinção das memórias, a dependência de estado endôgena, a separação funcional entre as memórias de curta duração e longa duração.

Prêmio

O Prêmio Almirante Álvaro Alberto é uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, o CNPq e a Fundação Conrado Wessel. Reconhece pesquisadores brasileiros pelo trabalho realizado ao longo de sua carreira em prol do progresso da ciência e pela transferência de conhecimento da academia ao setor produtivo. O estímulo é concedido anualmente, em sistema de rodízio, às grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Nesta edição, referente a 2010, a área de Ciências da Vida foi contemplada. O diferencial do prêmio é não aceitar inscrição. O agraciado recebe diploma, medalha e R$ 150 mil, quantia concedida pela Fundação Conrado Wessel.