O Acadêmico e médico Cesar Gomes Victora, Professor Emérito de Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, foi eleito a ganhar o Prêmio por Contribuições Proeminentes para a Saúde Infantil Global do Programa de Pesquisa Pediátrica Mundial do ano de 2011 (PGPR Award for Outstanding Contributions to Global Child Health, na sigla em inglês).

Segundo os coordenadores do Programa, o Comitê de Seleção do Prêmio examinou uma lista de pesquisadores cujas contribuições têm sido grandiosas. Victora, um dos maiores epidemiologistas do mundo em saúde infantil, foi escolhido devido ao seu trabalho, sua liderança e o seu comprometimento de anos para com a saúde de inúmeras crianças, especialmente as que vivem em áreas mais pobres.

Desde o início, o pesquisador sempre esteve preocupado em trabalhar perto da população e resolver problemas relacionados à desigualdade. Victora se formou em Medicina no ano de 1976 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especializou-se em Saúde Comunitária. No ano de 1983 obteve o título de Doutor em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Concluiu seu PhD em Epidemiologia na Unidade de Avaliação e Pesquisa da United Nations Childrens Fund (Unicef).

Com muitos prêmios e distinções no currículo, Victora realiza um trabalho de análise sobre disparidades sociais e étnico-socais, incluindo diversos outros aspectos, em três épocas distintas de nascimentos em Pelotas: 1982,1993 e 2004. O grupo de trabalho interdisciplinar é responsável por uma das maiores pesquisas realizadas no mundo e a equipe já fez descobertas que auxiliam na prevenção de doenças, como explicou o médico em uma entrevista à ABC: “O ganho de peso até os dois anos de idade é fundamental para que a pessoa se torne mais alta e inteligente. Porém, quem engorda depois dessa janela crítica de crescimento, transforma-se em um adulto obeso, porque passa a acumular gordura”.

O prêmio será entregue no Simpósio do Programa, no dia 2 de maio, na cidade de Denver, nos EUA, dentro do encontro das Sociedades Acadêmicas de Pediatria com a Sociedade Asiática para Pesquisa Pediátrica. Os interessados em participar do simpósio podem se registrar aqui.