A SBPC e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) entregaram na tarde da última sexta-feira (15/10) à candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, o documento “Agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Brasil”. O texto reúne propostas das duas principais entidades acadêmicas do país para o próximo governo federal nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação.

A ABC foi representada por Hernan Chaimovich, vice-presidente da Academia e a SBPC pelo seu presidente, Marco Antônio Raupp. Compuseram a delegação de ambas as entidades o ex-presidente da ABC, Eduardo Moacyr Krieger; a vice-presidente da SBPC e Acadêmica, Helena Bonciani Nader; o membro do conselho da SBPC e vice-presidente da ABC para a Região Norte Adalberto Val; os diretores da SBPC José Raimundo Coelho, Lisbeth Kaiserlian Cordani e Dante Barone; a ex-diretora da SBPC, Vera Val; e o diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncroton, Antônio José Roque da Silva, representando a Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncroton (ABTLus).

A candidata agradeceu o trabalho das entidades e manteve um diálogo cordial e objetivo, no qual foram discutidos os assuntos centrais do documento, como a necessidade de aumentar o apóio à ciência e tecnologia a fim de ampliar e preservar os avanços obtidos nestes últimos anos; a essencialidade de realizar uma revolução no ensino valorizando os professores de todos os níveis de ensino e garantindo formação continuada; o papel dos institutos públicos de pesquisa no desenvolvimento nacional; educação ciência e tecnologia como elementos centrais na preservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia; a urgência da consolidação das condições de trabalho dos docentes nas novas universidades federais.

No fim do produtivo encontro, a candidata Dilma Rousseff se mostrou sinceramente agradecida pelo compromisso das entidades com o desenvolvimento nacional. Concordou, em princípio, com todos os pontos levantados e se despediu assegurando que o documento será considerado pela sua equipe.

Lançamento de programa de governo para educação, juventude, C&T

Após o encontro com os representantes das duas entidades, a candidata participou no mesmo local, no auditório “Paulo Ferreira da Silva”, do ato de lançamento de seu programa de governo para educação, juventude, ciência e tecnologia. O evento, realizado no dia dos professores, reuniu representantes das principais entidades estudantis do país, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), além de professores, reitores e cientistas.

Ao iniciar seu discurso, Dilma registrou o recebimento do documento elaborado pela SBPC e a ABC e agradeceu o presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, pela iniciativa. Também mencionou a presença na plateia do neurocientista brasileiro e Acadêmico Miguel Nicolelis que, na avaliação dela, é uma prova de que o Brasil pode ter grandes cientistas realizando pesquisas de ponta.

De acordo com a candidata, se eleita, em seu governo as áreas da educação, ciência e tecnologia terão os recursos necessários para se desenvolver. “É preciso que o Estado nacional dê conta dos investimentos em ciência e tecnologia porque, infelizmente, o nosso país não tem tradição de investimento privado nessas áreas como há em outros países”, comparou. “Para fazer inovação e política científica e tecnológica é preciso pesquisadores, recursos e formação nas universidades federais”, apontou.

A candidata também afirmou que o Brasil necessita de cientistas, tecnólogos e profissionais do ensino técnico para geração de empregos de qualidade e com melhores salários no país. “Cientistas são importantes porque iluminam áreas do conhecimento e levam o país a ser capaz de criar toda uma cadeia de universidades e centros de pesquisa e de fabricar produtos com maior agregado, que geram salários cada vez mais altos para a população”, analisou. “Quando os cientistas ficam lá pensando, pesquisando e criando, eles estão melhorando o emprego da dona Maria lá na ponta”, concluiu.

Segundo a candidata, a qualidade de ensino do país também será um compromisso estratégico em seu governo, e terá como objetivo assegurar que o Brasil dê um salto para se tornar um país desenvolvido. “A educação de qualidade é o próximo grande passo que tem que ser dado para que o Brasil, de fato, elimine as desigualdades sociais e assegure oportunidades iguais de melhorar de vida das pessoas”, indicou.

Documento

O documento “Agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Brasil” também será entregue ao candidato do PSDB, José Serra, em data a ser remarcada. Elaborado por um grupo de cientistas, o texto contempla cinco grandes temas: “Avanço acelerado da ciência brasileira”, “O Brasil na fronteira da produção de conhecimento”, “A conservação e o uso sustentável dos biomas nacionais”, “Agregação de valor à produção e à exportação” e “O Brasil precisa de uma revolução na educação”.