Nos dias 13 e 14 de outubro, o auditório da Coppe abrigará o simpósio “Sonhos e ideias para uma Nova Universidade”, em homenagem aos 80 anos do professor emérito da UFRJ, Erasmo Madureira Ferreira.

As apresentações do primeiro dia vão abordar o tema “Pensamento e ações para mudanças na universidade”. A abertura será feita pelo diretor do Instituto de Física da UFRJ, José dAlbuquerque e Castro, que dará prosseguimento à programação com as palestras “O Brasil precisa de uma revolução na educação”, com o diretor da ABC Luiz Davidovich (UFRJ), “UFABC – Uma Nova Universidade”, com o Acadêmico Luiz Bevilacqua (UFRJ), e “Unique experience: ESOF 2010 in Torino”, com Enrico Predazzi (Universidade de Torino).

O Acdêmic Carlos Aragão, presidente do CNPq, será o moderador da mesa-redonda, da qual participam a decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Angela Rocha dos Santos; o diretor da Escola Politécnica da UFRJ, professor Ericksson Rocha e Almendra; a diretora da Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (Coppe), Angela Maria Cohen Uller; e os professores Nelson Maculan Filho e Herch Moysés Nussenzveig.

No dia 14, o tema “Perspectivas da Física atual” conduzirá as apresentações “Novas formas e usos de velhos materiais”, ministrada pela Acadêmica Belita Koiller (UFRJ), “Desafios de nova física no Espaço”, com Reuven Opher (USP), e Diffractive Processes, ministrado por Hans Günter Dosch (Universidade de Heidelberg). A manhã será finalizada com a palestra “40 years of scientific collaboration and friendship”, proferida por Enrico Predazzi (Universidade de Torino).

O encerramento do simpósio será no dia 15, após a sessão solene em homenagem aos 80 anos de Erasmo Ferreira, professor emérito da UFRJ, a ser realizada às 16h, no Salão Nobre da Decania do CT – Bloco A, 2º andar.

O evento acontecerá no Auditório do Coppe, no edifício CT2, localizado na Rua Ten. Coronel Muniz de Aragão s/nº, Cidade Universitária.

Mais informações em http://omnis.if.ufrj.br/~www_if/simposio/programa.html