Um seleto grupo de representantes do governo da Suíça e de líderes ligados a instituições de C&T daquele país chegou ao Brasil no final de agosto. O objetivo da missão suíça era tratar do aprofundamento de relações científicas e tecnológicas bilaterais, de questões de educação superior nos dois países e da cooperação internacional em diversas áreas, com destaque para saúde, energia e meio ambiente.

Essa visita se deu em retorno à ida do ministro de Ciência e Tecnologia brasileiro, Sergio Rezende à Suíça em setembro de 2009, chefiando grande missão científica. Na ocasião, ele firmou, com o então ministro do Interior suíço, Pascal Couchepin, um acordo de cooperação em C&T que previa o investimento de quase sete milhões de dólares em três anos. Foi adotado também um Plano de Ação, que já começou a ser cumprido. Com base nele, o CNPq lançou um edital para projetos de pesquisadores dos dois países.

Durante a viagem de seis dias, a comitiva suíça passou por Brasília e São Paulo. No Distrito Federal, a missão foi recebida pelos ministros de C&T, Sergio Rezende, da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, José Gomes Temporão. Em seguida, os visitantes foram à Universidade de São Paulo (USP), à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e à Fapesp, onde foram recebidos pelo presidente da Fundação, o Acadêmico Celso Lafer e pelo ex-presidente da ABC Eduardo Moacyr Krieger, professor emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e membro do Conselho Superior da Fundação.

Foi destacado pelos representantes suíços que o Brasil é o principal parceiro comercial da Suíça na América Latina. As empresas suíças sediadas no Brasil empregam mais de 90 mil profissionais. Além disso, os suíços que estão no país formam a quarta maior colônia suíça fora da Europa, com quase 15 mil cidadãos.

No Rio de Janeiro, foi realizado o simpósio Desafios das Cidades-Metrópoles no Século XXI, no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RJ), em 27 de agosto, com a participação do presidente do CNPq e Acadêmico Carlos Aragão. Foram apresentadas no seminário soluções de mobilidade urbana e sustentabilidade, e discutiu-se a preparação das cidades para grandes eventos, como os que o Rio receberá nos próximos anos.

Encontro com a ABC

Como a delegação suíça mostrou interesse em fazer contato com a Academia Brasileira de Ciências, foi organizado um brunch de trabalho no sábado, 28 de agosto, no Forte de Copacabana.

O conselheiro federal Didier Burkhalter e o secretário de Estado para Educação Superior e Pesquisa Mauro DellAmbrogio lideraram a delegação suíça, que contou ainda com o presidente do Conselho das Escolas Politécnicas Federais Suíças Fritz Schiesser e o presidente do Fundo Nacional Suíço para o Desenvolvimento de Pesquisa Científica Dieter Imboden, num total de 20 membros entre cientistas e administradores de C&T.

A delegação brasileira foi liderada pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) Jorge Guimarães e pelo presidente da ABC Jacob Palis, contando ainda com os diretores da ABC Luiz Davidovich, Jerson Lima e os Acadêmicos Carlos Morel (Fiocruz) e Roberto Lent (UFRJ). Vários representantes da assessoria internacional do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) também estiveram presentes.

O chefe do Escritório de Assuntos Internacionais da ABC Paulo de Góes fez uma apresentação sobre a atuação da Academia, enquanto os cientistas suíços apresentaram o estado da arte de suas respectivas áreas de pesquisa. “É enorme o espectro de possibilidades de cooperação entre o Brasil e a Suíça”, avaliou Góes, informando que a partir daquele encontro seriam traçadas perspectivas de ação conjunta com a ABC.