Na tarde do dia 30 de junho, a Vale foi oficialmente admitida como Membro Institucional da ABC. Atualmente responsável pela implantação do Instituto Tecnológico Vale, o médico e Acadêmico Luiz Eugenio Araujo de Moraes Mello assinou o termo de compromisso com a ABC, assim como seu presidente, Jacob Palis. “É uma grande honra ter a Vale nos nossos quadros, junto com a Coppe, a Fundação Conrado Wessel, a Faperj, a Fapemig, o IMPA, o Inmetro e a Petrobras“, afirmou Palis.

Tornar-se um Membro Institucional da ABC, de acordo com Palis, destaca o interesse da entidade no desenvolvimento da Ciência brasileira. “A categoria foi criada com esse nome em 1999. Anteriormente, havia a categoria de Membro Corporativo, que contava desde 1996 com a Companhia Brasileira de Alumínio, Companhia Vale do Rio Doce, Eletrobras, IBM e Petrobras”. O presidente esclareceu que são admissíveis quaisquer entidades que se disponham a contribuir financeiramente para a manutenção das atividades da ABC e que, em contrapartida, a Academia se propõe a realizar um evento anual, abordando tema de interesse de cada um dos seus Membros Institucionais, com programação elaborada em comum acordo.

A Vale

A empresa foi criada pelo governo brasileiro em 1942, com o nome de Vale do Rio Doce. Em 1997, tornou-se uma companhia privada apostando na diversificação de seu portfólio de produtos. Hoje a Vale é uma mineradora pioneira, a segunda maior do planeta, e ampliou sua atuação para o setor de logística e projetos de geração de energia. Com sede no Brasil e presença em mais de 35 países, a empresa atua nos cinco continentes, de forma responsável e comprometida com o desenvolvimento sustentável.