O Professor Emérito da Unicamp e Acadêmico Bernardo Beiguelman enviou artigo ao “JC e-mail” homenagenado o recém-falecido Acadêmico Oswaldo Frota-Pessoa:

“Desde esta quarta-feira (24/3), Oswaldo Frota-Pessoa, Professor Emérito da USP, não está mais entre nós. Repito o que já havia dito a ele no dia 11 de junho de 2002, quando foi realizada uma homenagem a ele e para a qual me pediram algumas palavras sobre esse grande mestre.

Tarefa muito difícil, por causa das múltiplas facetas igualmente brilhantes da personalidade de Frota-Pessoa, seus sucessos como pesquisador científico, professor e didata excepcional, divulgador de ciência em livros, revistas e jornais, orientador e aconselhador genético, conferencista eletrizante, além de outros numerosos predicados, que exigem a preparação de alguns compêndios alentados e não podem se restringir a um pequeno texto.

Em vista disso, limito-me a fazer um pequeno comentário a respeito da personalidade de Oswaldo Frota-Pessoa como professor. A partir de 1959, ano em que tive a sorte de ser seu aluno em um curso de especialização em Genética Humana, passei a pautar a minha vida no magistério tomando a de Frota-Pessoa por modelo, embora sem o mesmo talento e a capacidade de manter o espírito e a mente jovens como ele.

Impossível a quem assiste a uma aula ou a uma conferência de Frota-Pessoa não ficar fascinado com sua arte do diálogo e da discussão. Ou com sua capacidade de purificar as mentes das idéias falsas e dos preconceitos, auxiliando seus interlocutores a encontrar respostas às mais variadas questões por intermédio da reflexão disciplinada, que submete qualquer texto, independentemente da autoridade conferida a seu autor, a uma análise rigorosa que obedece apenas às forças da razão.

As propostas de Frota-Pessoa para o desenvolvimento de linhas de pesquisa e para a pós-graduação stricto e lato sensu no Brasil mereceriam um capítulo à parte em sua carreira como professor. Isto por suas características inovadoras no incentivo à implantação de pólos de desenvolvimento científico em regiões distantes dos grandes centros do sul e sudeste do país.

Frota-Pessoa nunca procurou ter seu trabalho recompensado com os conhecidos cinco pês (promoção, poder, prestígio, palmas e pagamento). Quem o conheceu pode testemunhar a respeito de sua vida espartana e de sua constante e generosa disposição em apoiar a todos os que o procuraram em busca de orientação.

Como todo professor, ingressou na carreira e se aposentou décadas depois, sem estar extraordinariamente mais bem pago do que quando nela ingressara. Em compensação, Frota-Pe

ssoa pode orgulhar-se de já ter entrado para a história da ciência brasileira, não apenas por suas contribuições inestimáveis reconhecidas no país e no exterior, mas, também e principalmente, pelo reconhecimento que merece de um número incalculável de discípulos, nos quais despertou o interesse pela ciência e pelo rigor do método experimental.

Discípulos esses que, tomando-o como modelo, procuram, num efeito multiplicador, transmitir a chama do entusiasmo de Oswaldo Frota-Pessoa para iluminar as mentes dos jovens deste nosso sofrido, mas muito amado Brasil.”