Para facilitar e ampliar o desenvolvimento de suas atividades, a Academia Brasileira de Ciências criou, em 2007, as Vice-Presidências Regionais, que promovem encontros entre os pesquisadores da região e identificam jovens talentos científicos, a cada ano.

Em 2010, a Vice-Presidência Regional do Nordeste já começa o ano promovendo dois seminários, em Salvador e Recife, nos dias 8 e 9 de março, respectivamente. Os eventos terão palestrantes convidados e apresentações de membros afiliados, eleitos em 2009 e/ou nos anos anteriores.

Em Salvador, o encontro será na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), das 9 às 17h, coordenado pelo Acadêmico Jailson Bittencourt. Já em Recife, o local do evento é o auditório do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o coordenador é o vice-presidente regional, Cid Bartolomeu de Araújo.

Veja a programação de Recife e de Salvador.

No dia 12 de março, será a vez dos Membros Afiliados da Região Sul, indicados em 2009, fazerem apresentações para a comunidade científica da região. O Simpósio, coordenado pelo vice-presidente regional Francisco Salzano, intitulado Ciência Jovem: Química, Bioquímica e Evolução, será na UFRGS, no auditório do Departamento de Genética, do Instituto de Biociências, das 14 às 19h.

Veja a programação de Porto Alegre.