Nascida em 1942, na cidade do Porto, em Portugal, Fernanda Margarida Barbosa Coutinho veio para o Rio de Janeiro aos quatro anos, com os pais e as duas irmãs. Estudou no Colégio Pedro II, onde constatou que as disciplinas de que mais gostava eram a Física, a Química e a Matemática. Com orientação dos professores, decidiu fazer vestibular para Engenharia Química.

Em 1963 ingressou na Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil. Com a Acadêmica Eloisa Biasotto Mano teve o primeiro contato com os polímeros, que se tornaram seu foco de pesquisa. Em 1968 iniciou o mestrado no Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química. Ingressou então no primeiro grupo de Polímeros do país, construído pela Prof. Eloisa Mano, com apoio do BNDES. Começou a ministrar a cadeira de Química Orgânica II ao mesmo tempo em que iniciou o doutorado. Ao concluí-lo, foi convidada para coordenar o curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros do Instituto de Macromoléculas da UFRJ.

Já aposentada pela UFRJ, ainda atuava como Professora Convidada. Era também Professora Titular na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde liderava grupo de pesquisa em Ciência de Polímeros. Orientou dezenas de teses de mestrado e doutorado e publicou inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais. Casou-se em 1970 com José S.T. Coutinho, seu colega de turma, com quem teve duas filhas.

Ingressou na ABC como Membro Associado da área de Ciências Químicas em 1992, e em 2009 foi eleita para a categoria de Membro Titular. Infelizmente, faleceu antes de tomar posse, o que ocorreria no mês de maio próximo. A missa de 7º dia da Profa Fernanda Coutinho será realizada na Igreja Santa Mônica (Av. Ataulfo de Paiva, 527, Leblon), na 6ª feira, dia 8 de janeiro, às 8 horas.