A 6ª Reunião Anual da Science and Technology in Society (STS Forum), realizada em Tóquio, no Japão, entre 4 e 6/10, teve a participação de representantes de 87 países, 21 ministros de Ciência e Tecnologia, 11 prêmios Nobel, mais de 800 cientistas e uma centena de executivos de empresas e organizações sociais.

O ministro da Ciência e Tecnologia, o Acadêmico Sergio Rezende, foi um dos palestrantes na sessão de abertura do evento, no dia 4/10, quando falou sobre Ciência e Tecnologia e o Futuro da Humanidade. No decorrer do evento, Rezende reforçou entendimentos que o Brasil já mantinha com alguns países e abriu outras perspectivas: reuniu-se com representantes da área da C&T da Alemanha, Argentina, Cuba, Etiópia, EUA, Guatemala, Marrocos, Sudão e Suíça. “Foi uma oportunidade de mostrarmos uma vez mais ao mundo o que o Brasil tem feito na área da Ciência e da Tecnologia nos últimos 20 anos, buscando fontes alternativas de energia e desenvolvendo tecnologias de ponta na prospecção de petróleo, na indústria aeronáutica e no campo de monitoramento por satélite”, salientou.

O presidente da ABC, Jacob Palis, teve atuação destacada no encontro de presidentes de Academias, no dia 4/10, dentre representantes da Argentina, Austrália, Canadá, China, EUA, França, Hungria, Israel, Japão, Quênia, Romênia, República Tcheca, Suíça e Zâmbia. Palis foi um dos coordenadores do evento e responsável por apresentações sobre o novo papel das Academias de Ciência no cenário internacional, no contexto nacional e sobre a importância da cooperação científica e tecnológica internacional, quando deu como exemplo o profícuo convênio Brasil-Índia.

Sua participação no STS Fórum também foi expressiva na Reunião do Conselho, em 5/10, e na sessão de encerramento, em 6/10. Travou intenso contato com jovens cientistas afiliados da TWAS presentes na reunião, deu inicio à revisão dos convênios com a França e com o Japão e, juntamente com o ministro Sérgio Rezende, efetuou o convite a seis ganhadores do Prêmio Nobel para participarem da 4ª Conferência Nacional de C,T & I, a ser realizada em 2010. No evento, também participou de discussões visando a consolidação da posição brasileira sobre diplomacia da Ciência.

Os participantes concordaram que os integrantes do STS Forum devem continuar investindo em cooperação internacional para estabelecer um sistema global de direitos de propriedade intelectual e que, apesar da recessão econômica, os países desenvolvidos precisam apoiar os em desenvolvimento, mantendo investimentos que reforcem suas capacidades e seu capital humano para a Ciência e Tecnologia como a força motriz para a recuperação econômica e o crescimento sustentável.