Novas tecnologias, como terapia gênica e nanotecnologia, pesquisas sobre a influenza A (H1N1) e desenvolvimento de medicamentos e vacinas estão entre os temas de destaque do colóquio Os desafios da ciência biomédica no início do século XXI, que será realizado na Fiocruz nos dias 21 e 22 de outubro. O evento, que faz parte das atividades do Ano da França no Brasil, contará com a participação de mais de 25 renomados cientistas vinculados a instituições francesas como o Instituto Pasteur de Paris, o Instituto Nacional de Saúde e de Pesquisa Médica (Inserm) e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS).

Estratégias para enfrentamento de doenças como Aids, tuberculose, hanseníase, leptospirose, gripe aviária, dengue e malária serão discutidas pelos palestrantes, que também apresentarão trabalhos sobre doenças autoimunes e neurodegenerativas. Políticas públicas em ciência, tecnologia e saúde, novas ferramentas epidemiológicas e infecções parasitárias na pré-história são outros assuntos que terão destaque durante o colóquio.

Além de pesquisadores da Fiocruz e diretores de Institutos Pasteur, haverá ainda representantes do Ministério da Saúde do Brasil, da Universidade de São Paulo (USP), do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agrônoma para o Desenvolvimento (Cirad), do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), do Comissariado para Energia Atômica (CEA), da Fundação Mérieux e do laboratório farmacêutico sanofi-aventis. Conclusões e perspectivas de cooperação entre as instituições participantes serão apresentadas no encerramento do evento.

A Fiocruz fica na Av. Brasil 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro.
Mais informações: (21)2270-5343 ou ccs@fiocruz.br.