Imre Simon nasceu na Hungria em 1943 e sua família emigrou para o Brasil em 1957. Formou-se em engenharia eletrônica pela Escola Politécnica da USP e no ano seguinte, em 1967, foi contratado pela USP. Dois anos depois foi para a Universidade de Waterloo (Canadá), para realizar um programa de doutorado. Ao voltar, em 1972, continuou sua carreira acadêmica no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP) atuando nas áreas acadêmica e administrativa. Tornou-se Professor Livre Docente em 1978 e Professor Titular em 1985. Aposentou-se em 2002, mas continuou trabalhando.

As contribuições de Simon à teoria algébrica dos autômatos são conhecidas internacionalmente e estudadas até hoje. Contribuiu decisivamente para que o IME/USP se tornasse um centro de excelência em teoria da computação. Foi um dos idealizadores de eventos como as Escolas de Computação e os simpósios Latin American Theoretical Informatics Symposium (LATIN). Participou de comitês de órgãos de fomento e foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática. Há alguns anos, dedicou-se a estudar aspectos da tecnologia da informação e seus impactos sócio-econômicos, organizando encontros, ministrando palestras e coordenando projetos.

Simon recebeu inúmeros prêmios, como o Prêmio Jabuti, Prêmio Científico da Union des Assurances de Paris, Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação. Era membro da Ordem Nacional de Mérito Científico (Grã-Cruz). A Diretoria da ABC lamenta a perda de tão destacado membro de sua comunidade e presta homenagens à família.