A UMALCA – Mathematical Union for Latin America and the Caribbean – informou que o Comitê Científico do 3o Congresso Latino-americano de Matemática outorgou o Prêmio Umalca 2009 para três pesquisadores da região, entre eles o brasileiro Carlos Gustavo Moreira. Foram outorgadas também duas Menções Honrosas, sendo que um dos recebedores foi o brasileiro Fernando Codá. Ambos receberão diplomas e convites para fazer palestras no Congresso, e o primeiro ganhará também um incentivo em dinheiro no valor de 2.500 dólares. A cerimônia de premiação será no dia 31 de agosto, primeiro dia do Congresso, no Chile.

Carlos Gustavo Moreira é pesquisador titular do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), onde cursou o mestrado e doutorado em Sistemas Dinâmicos. Completou pós-doutorado na Universidade de Paris XI (Paris-Sud). Atuou como professor visitante das Universidades Federais do Ceará (UFC) e de Minas Gerais (UFMG). Em 2008 foi eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). No ano anterior havia recebido o Prêmio TWAS para Jovens Cientistas da América Latina e se tornado membro honorário da Sociedade Cubana de Matemática e Computação. Em 1996 ganhou o Prêmio Jovem Cientista comemorativo dos 45 anos do CNPq; em 1990 arrebatou o primeiro prêmio da V Olimpíada Iberoamericana de Matemática e ganhou a medalha de ouro da 31a Olimpíada Internacional de Matemática, realizada na China.

Fernando Codá Marques, que recebeu Menção Honrosa da UMALCA 2009, também é pesquisador do IMPA, onde completou seu mestrado após a graduação na Universidade Federal do Alagoas, em cujo vestibular passou em primeiro lugar. Doutorou-se pela Universidade de Cornell, nos EUA, e cursou um pós-doutorado na Universidade de Stanford. Recebeu a Bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj em 2009, quando também foi convidado para ser palestrante do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2010), a ser realizado em Hyderabad, na Índia. Em 2008 tornou-se membro do Instituto de Estudos Avançados (IAS, na sigla em inglês) da Universidade de Princeton. Em 2006 recebeu a Medalha do Mérito Universitário dos 45 anos da UFAL e em 2001 o Battig Prize, oferecido pela Universidade de Cornell.